Veterano da cena indie dá lição de rock alternativo no dia 11
“Popular Songs”, título do novo álbum do Yo La Tengo, é uma grande ironia. Uma das bandas com mais tempo de carreira dentro do elenco do SWU é também um exemplo do que era ser indie em um tempo em que grandes gravadoras dominavam o mercado. O Yo La Tengo surgiu em 1984, nos EUA, com uma sonoridade que remetia ao Velvet Underground. O tom experimental agradou a crítica, mas nunca fez a banda vender muitos discos. Ao mesmo tempo, serviu para que o grupo se mantivesse na cena alternativa, sem se vender a modismos, o que garantiu sua longevidade.
Algo que o YLT sempre prezou foi o ecletismo de suas gravações. A combinação de folk, punk e improvisos instrumentais tornou seu som inqualificável. Pode ser ruim para quem gosta de rótulos, mas deu charme ao trabalho do casal Ira Kaplan (voz e guitarra) e Georgia Hubley, e, a partir de 1993, atraiu as atenções do Matador, um dos mais famosos selos de rock alternativo do mundo.
Outro detalhe sobre o Yo La Tengo é que a banda é de Hoboken, mesma cidade em que nasceu Frank Sinatra. Que ninguém estranhe, portanto, se em meio a tantas covers que o grupo gosta de fazer, principalmente para tocar nos shows, uma hora não surgir uma versão do casal Ira e Georgia para algum clássico do cantor.
Discografia
- “Ride the Tiger” (1986)
- “New Wave Hot Dogs” (1987)
- “President Yo La Tengo” (1989)
- “Fakebook” (1990)
- “May I Sing With Me” (1992)
- “Painful” (1993)
- “Electr-O-Pura” (1995)
- “I Can Hear the Heart Beating as One” (1997)
- “And Then Nothing Turned Itself Inside Out” (2000)
- “The Sounds of the Sounds of Science” (2002)
- “Summer Sun” (2003)
- “I am Not Afraid of You and I Will Beat Your Ass” (2006)
- “Fuckbook” (2009)
- “Popular Songs” (2009)
Yo La Tengo deveria tocar no domingo aonde tem mais bandas Pop’s, e colocar um RATM na segunda *-*
Aí, galera, para os que não conhecem, o Yo La Tengo é um dos pilares do rock dito “alternativo” made in USA. A banda está inserida em uma nobre linhagem na qual se incluem Sonic Youth, Dinosaur Jr., Husker Dü, R.E.M. e, claro, Pixies… Em termos de sonoridade, estas bandas todas não têm muita semelhança… Mas o ponto comum é que elas correram por fora nas décadas de 80 e 90, distante das celebridades e da farofada que chegaram ao conhecimento do grande público, mas produzindo obras de alto valor artístico, experimentando novas sonoridades (os Pixies influenciaram 10 entre 10 bandas na década de 90). O Yo La Tengo, basicamente, se caracteriza por sua vasta gama de sonoridades, num mesmo disco deles é possível ouvir country music, folk, punk, disco, até pitadas de música brasileira… Uma canção “fofinha”, para ouvir quando se está apaixonado, pode ser seguida por uma barulheira infernal com guitarras distorcidas ao extremo, com 15 minutos de duração. Curto pra c* todos os discos dos caras, mas, pra mim, a obra-prima deles é “I can hear the heart beating as one”, de 1997. Altamente recomendável, para todos que se deliciam com “paisagens sonoras”… Enfim, uma puta banda, no extremo oposto da música pop descartável (um tesouro, em tempos em que Lady Gaga, Jay-Z, Beyoncé e afins dominam as paradas).
Não conhecia essa banda… baixei uns álbuns e pra minha surpresa, gostei muito…!!!…
Ainda bem que eles não vão tocar no dia do Jota Quest, Capital Inicial e Teatro Mágio…
O que acontece pra essas bandas serem chamadas?? Tem uma cota de bandas nacionais que TEM que participar??
Não é possível, se tem que chamar nacionais chama Dead Fish, Dr. Sin…..
Poxa, só falta chamar o Carlinhos Brow pra tocar…
Eu assisti um show do Yo La Tengo ano passado em Dublin – Eire ….e posso dizer que foi o melhor da minha vida, esse trio apavora, simplesmente destrói….quem nao conhece procure albuns como o electro pura ou o ultimo chamado popular songs….essa banda é foda..
O criterio para analisar os dias/bandas esta associado meramente no famoso argumento do “não gostei”. Isto é um festival de musica como tantos que já tiveram. Se não gosta do som que esta tocando no palco, senta longe e escuta um som novo e diferente bem tranquilo. Isto ocorre em todo festival, um rodizio do publico entre as bandas. Até o momento, estou indo neste dia para ver Yo La Tengo e Pixies, sem gostar do restante do que vai rola. Inumera pessoas, assim como eu, não suportam Linkim Park, mas faze o que? Vou pedir para a organização tirar eles deste dia? mas se colocar em outro, vai “estraga” também? Aproveitem estes 3 dias. You cant always have what you want, já dizia uma musica de uma famosa banda de Rock a uns anos atras.
Pô relaxa, uma escala idiota dessas não quer dizer nada
Talvez seje uma iniciativa do pessoal de mostrar as bandas menos conhecidas, misturando-as com as outras.
A escala é nada a ver, mas isso é natural porque o que atrairá mais gente pro evento são essas mais consagradas, é obvio!
Mas se a sua banda do coração vai tocar é isso que importa e mais nada!
Ow com essa descrição toda do Yo La Tengo, deu até vontade de conhecer!
Talvez eu esteje lá cantando no dia haha xD
Vo baixar alguma coisa dessa banda que eu não conheço..
Álguém conheçe??
Se conhecer, deixe seu recado pra gente….
Cara, essa banda ja fez um show aki em minha cidadde (Maringá-PR)a uns 10 anos atras.
Já curtia a tempos essa banda, que por sinal é muito boa.
Eles variam de sons mais suaves com uma mescla de rock “nervoso”…vale a pena baixar pra conhecer…acredito q nao vai se arrepender!!!
ABraço
pra mim, dia 11 é dia de Pixies e Yo La Tengo. e o resto.
Eu quero Queens!!!!!!!!!!!!!!
Meu, que critério usam para escalar as bandas?Tipo…cavalera conspiracy e pixies no msm dia já é um absurdo…e mais essa agora com essa yo la tengo…bandas q não tem nada a ver entre si perfazendo uma line up completamente desconexa…
Lamentável…deviam contratar alguém que entendesse minimamente de música para formar line up e nãoo alguem que saiba somente da parte comercial…. [2]
yo la tengo e pixies desconexos? tem gente falando merda ai, acredito que talvez até role uma jam das duas bandas juntas…