Pixies, a “segunda melhor banda de Boston”, vem tocar o clássico “Doolittle” no Brasil
O álbum “Doolittle” completou 20 anos e ganhou homenagem de seu criador. A banda americana Pixies saiu em turnê mundial em que mostra ao vivo as canções de seu disco clássico, e o Brasil foi incluído com o show no SWU, no dia 11 de outubro.
A vinda do grupo chega precedida por uma atitude de engajamento. Em junho deste ano, o Pixies cancelou o show que faria em Israel como forma de protesto ao ataque do exército israelense a uma frota que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
Restou aos fãs israelenses compartilhar com os do resto do mundo o EP “Live Sampler”, que está disponível no site oficial do quarteto (www.pixiesmusic.com). O trabalho registra um trecho de um dos shows da turnê que celebra o 20° aniversário de “Doolittle”, realizado no Le Zenith, em Paris, e tem as músicas “Dancing The Manta Ray”, “Monkey Gone to Heaven”, “Crackity Jones” e “Gouge Away”.
O Pixies não tem disco de inéditas novo para mostrar, mas está numa onda de gravar todos os shows que faz. Em setembro de 2010, o grupo vendeu uma série limitada de apresentações ao vivo. Em cada uma constava a data e o local do concerto.
É a segunda vez que o Pixies vem ao Brasil, mas a primeira que se apresenta no Estado de São Paulo. “Doolittle” é o disco em que o Pixies gravou “Here Comes Your Man”, seu maior sucesso comercial. Tal sucesso fez com que o grupo formado por Black Francis (voz e guitarra), Joey Santiago (guitarra), Kim Deal (baixo) e David Lovering (bateria) fosse um dos principais nomes a cruzar a ponte do indie para o mainstream. Mas é como banda do cenário indie que o Pixies é ainda idolatrado e influencia bandas do mundo todo desde seu surgimento, em Boston, há 24 anos.
Em agosto de 2010, o jornal “Boston Globe” elegeu os 25 melhores grupos ou artistas da música pop de todos os tempos que nasceram ou surgiram na cidade ou nas redondezas. O Pixies ficou em segundo lugar, só perdendo para o Aerosmith.
Formação
Black Francis (voz e guitarra)
Joey Santiago (guitarra)
Kim Deal (baixo)
David Lovering (bateria)
Discografia
“Come on Pilgrim” (EP, 1987)
“Surfer Rosa” (1988)
“Doolittle” (1989)
“Bossanova” (1990)
“Trompe Le Monde” (1991)
Eu vivia na frustração por não ter ido ao show de 2004 em Curitiba e pensava que jamais fosse assistí-los ao vivo.
Estou ansioso pelo show, ainda mais sendo a turnê do “Doolittle”. É para cantar junto, música por música…
Pixies e Queens Of The Stone Age são as melhores atrações do festival.
Tenho um blog de cultura pop e escrevi um post justamente sobre o “Doolittle”. Quem quiser dar uma passada lá e nos honrar com a visita, o endereço é:
http://minervapop.blogspot.com
Sandro
PIXIES é uma banda diferente de todas. Seu som não faz parte de nenhum estilo, mas sim é um estilo próprio. Se você sabe apreciar um som diferenciado de tudo, de qualidade e perfeição, PIXIES é a banda certa!
Fui no último show dos caras em Curitiba e pude perceber que a banda é considerada pelos seus apreciadores e fãs como um mito vivo, em que todos apreciam e veneram como uma das melhores bandas de todos os tempos.
Chama o no doubt pra tocar no swu xD
Gwen stefani seria uma boa pedida !!!
boa pedida pra toca com sublime
Só vou no dia 11 pra ver o Pixies e o QotSA.
Poderiam trocar o Rage against, Mutantes, Kings of Leon, Black Drawing Chalks pelo Linkin Park, Avenged, Incubus e Glória.
Amo o Pixies, mas dizer que o Pixies Influenciou o Sonic Youth e quase heresia ou no minimo falta de pesquisa ou preguica da pessoa que escreveu este ” sumario”. So complementando, o Sonic youth lancou seu primeiro disco em 81 e o Pixies em 88(oficialmente). Um festival desse porte nao deveria subestimar seus possiveis frequentadores.
Tipo.. a sonoridade do pixies nao pode ter influenciado o som do sonic youth? mesmo com aquele tendo começado depois deste? A Kim Deal até gravou música do washing machine.
BEM, EU SÓ VOU NESSA BAGAÇA SE ROLAR QOTSA.
A observação do Nicola é perfeita. Na verdade o Pixies é que teve forte influência de bandas como Sonic Youth, Jesus & Mary Chain, My Bloody Valentine e tantas outras.
Mas qual Sonic Youth qual quê. O facto é que os SY são realmente mais antigos que os Pixies , mas até ao seu album Evol não tinham grande expressão. O que aconteceu é que em 1993 quando houve a separação da banda de Kim Deal surgiu o boom do grunge além de que foi mais ou menos nesta altura que siu da parte dos SY o seu album mais representativo pelo menos ao nível de vendas o Dirty , mas o rock dos SY sempre foi um rock muito experimental desde o seu ínicio , mais depressa diria que teriam a ver com os Jesus and Mary Chain devidos as guitarras sónicas e aos feedback. Já quanto aos Pixies é tudo aquilo que conhecemos , é rock garage , sujo , corrosivo , abrasivo , etc .
Mais abaixo estão algumas bandas e nomes que influenciaram os Pixies ( faltam alguns outros nomes ).
Não me parece que os Pixies tenham influenciado os SY nem os SY tenham influenciado os Pixies. Kim Gordon certa vez disse à Pitchtfork que achava o rock dos Pixies uma coisa patética , como podem eles terem alguma coisa a ver uuns com os outros . Para mim claro Pixies são a minha banda de sempre , igual a eles eu nunca vi ou ouvi , abraço.
# David Bowie
# The Stooges
# The Who
# Minutemen
# Pylon
# Mission of Burma
# Neil Young
# The Sex Pistols
# Gun Club
# The Beach Boys
# The Ramones
# Hüsker Dü
Como o pessoal fala coisa sem saber..
O Pixies não só influenciou eles como muito outro.
Agora, quem disse isso foi o próprio pessoal do Sonic Y.
a galera viaja…
Esperei, esperei! Agora me voy! Bah cara, to muito ansioso… perdi o show em curitiba! ^^
Pixies tem muita grunge bueno!
Nego falando que Pixies é pop vei! Pixies é rock vei, Pixies influenciou umas das maiores bandas da década de 90, o Nirvana! O Kurt sempre se baseou nos cara e tal! Pixies só nao é rock bate cabeça, o rock tem um milhao de vertentes, abre a cabeça ai !
ja vi o pixies em curitiba,mas vou de novo.acho que tão em um dia legal com yo la tengo e se confirmar o qotsa.
era bom sabermos realmente logo os horarios dos shows.
yo la tengo, pixies e qotsa vale camelar até itu fácil!
Meeeu para de reclama caramba…
PIxies é bom e Linkin tbm…oq vale é a mistura… axei tenso q eu keria ir todos os dias… mas a grana ta poca:P
valew ai galera e sempre mente aberta !!!!
Concordo com o comentário anterior. Misturaram Pixies com umas bandas que não têm um som parecido. Poderiam ter colocado o Dave Mathews na mesma noite do Pixies
paia é pagar um ingresso de um dia pra ver o Pixies e ter que ver Linkin Park e Avenged Sevenfold. Podia pelomenos colocar o Pixies no mesmo dia do Black Drawing Chalks e Mutantes…
concordo, aproveita e joga queens pro primeiro dia tambem