Um sistema inteligente de gerenciamento de sinais de trânsito chamado “Virtual Traffic Lights” está sendo desenvolvido pela Universidade do Porto (Portugal) e a Carnegie Mellon University (EUA). A intenção é otimizar o tempo no trânsito, diminuindo o congestionamento nas cidades e, consequentemente, o nível de poluição causada pelos carros.
O projeto funciona a partir de sensores instalados nos carros que se conectam com os sinaleiros nas ruas, permitindo identificar a quantidade de veículos que se aproximam e, assim, fechar ou abrir o sinal quando necessário.
O professor Hugo Conceição, um dos responsáveis pelo sistema, explicou ao site lusitano Boas Notícias que o principal benefício é a economia de tempo, já que o motorista não mais precisará ficar parado em um sinal vermelho sem necessidade. Mas acrescenta que o sistema também ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes, como o monóxido de carbono, já que com o semáforo inteligente as horas no trânsito podem ser encurtadas de maneira significativa.
Outro benefício do sistema é “virtualizar” os sinais de trânsito em alguns cruzamentos que não possuem semáforos. “Se for o único carro no cruzamento é concedida a passagem imediata. Se, no entanto, outros carros estiverem se aproximando, o condutor é alertado”, explica.
O projeto ainda está em fase de testes para que haja garantia de segurança do sistema em qualquer situação.