Três anos depois do elogiado My Beautiful Dark Twisted Fantasy, de 2010, o rapper Kanye West, atração do SWU Music & Arts Festival 2011, concluiu a gravação do álbum sucessor, ainda sem título e sem data de lançamento.
O sexto disco de carreira do rapper vem mais sombrio e cru, segundo Paul Rosenberg, DJ da rádio de hip-hop Hot97, que falou aos ouvintes sobre a sessão de audição promovida pelo selo Def Jam, responsável pela música do rapper. “É sombrio, mas muito bom. Todos que ouviram, amaram”, revelou Rosenberg.
O álbum terá a participação do duo francês de música eletrônica Daft Punk, que, após 8 anos, também lança disco de inéditas em 2013. A dupla é parceira antiga de Kanye – os três trabalharam juntos no single “Stronger”, de 2007.
Apesar de estar três anos sem lançar material solo inédito, o rapper não ficou afastado da música ou dos estúdios de gravação. Em 2011, três meses antes de subir ao palco da segunda edição do SWU, Kanye lançou o álbum Watch the Throne junto com o rapper Jay-Z. O disco foi eleito pela Rolling Stone Brasil o sétimo melhor álbum internacional e recebeu indicação de Melhor Álbum de Rap no Grammy 2012.
Em outubro de 2012, o músico divulgou o single “White Dresses”, parte da trilha sonora do filme The Man With The Iron Fists, dirigido pelo rapper RZA e produzido por Quentin Tarantino, autor de sucessos como Django Livre, Pulp Fiction e Kill Bill.
Kanye na TV
O rapper é um dos convidados especiais para o último episódio da atual temporada de Saturday Night Live, programa humorístico de maior audiência nos Estados Unidos. É esperado que Kanye West mostre algumas canções novas que estarão no álbum de inéditas.
Não é a primeira vez do rapper no programa. Em 2010, ele apresentou as canções “Power” e “Runaway” em versões repletas ironias e sacarmos sobre o próprio Saturday Night Live que causaram repercussão nos dias seguintes.
O programa vai ao ar no dia 18 de maio e será apresentado pelo ator Ben Afleck.