O projeto Accessibility View é a prova de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas. O aplicativo usa Google Street View e Google Maps para traçar uma rota adequada para quem usa cadeira de rodas e tem dificuldade de se locomover em cidades como São Paulo.
O objetivo é mapear a capital paulista do ponto de vista da acessibilidade, mostrando os pontos mais críticos, as rotas mais viáveis e tudo mais que possa facilitar a vida do portador de deficiência física. O criador do projeto, Eduardo Battiston, acredita que logo o Accessibility View estará em todas os lugares. “A ideia é começar por São Paulo e depois estender para outras cidades do Brasil”, diz.
Para realizar um mapeamento verdadeiro e que sirva aos cadeirante da melhor maneira possível, Eduardo quer pegar um grupo de membros da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), equipá-los com câmeras fotográficas e pedir para que fotografem quais ruas e calçadas tem rampas, quais só tem degraus, em quais a ladeira é muito íngreme etc.
O projeto é tão bacana que foi o vencedor do Creative Sandbox: um evento do Google que reúne as tecnologias mais inovadoras e premia as ideias que melhor usam a criatividade e a tecnologia para melhorar a rotina das pessoas.
Para entender melhor o projeto, assista ao vídeo abaixo: