O motorista Alex Siwek, que atropelou e mutilou o braço do ciclista David Santos de Souza na Avenida Paulista, no dia 10, foi solto nesta quinta-feira (21). A Justiça de São Paulo concedeu o habeas corpus e Siwek poderpa sair da Penitenciária de Tremembé, onde está preso desde o acidente.
Segundo o desembargador Breno Guimarães, relator do processo, estão “ausentes os requisitos para a manutenção da segregação cautelar” de Siwek. O magistrado ponderou que o crime é grave e que o fato não será esquecido, mas que a gravidade e o clamor público não justificam a continuidade da prisão de Siwek.
Segundo argumentou Guimarães, “nada indica que a soltura do paciente trará risco à ordem pública, à instrução criminal ou à aplicação da lei penal, sendo defeso fazer presunções desfavoráveis ao acusado”. Ele também lembrou que Siwek não tem antecedentes criminais. As informações são do site do Estadão.
Entenda o crime
Na manhã de domingo (10), por volta das 5h30, o ciclista David Santos de Souza, de 21 anos, foi atropelado e, com o impacto, seu braço direito foi amputado e ficou preso ao automóvel. O motorista, Alex Siwek fugiu sem prestar socorro e jogou o braço no córrego Ipiranga, na Rua Ricardo Jafet. O ciclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital das Clínicas.