Um grupo sensibilizado com a situação do ciclista David Santos de Souza, de 21 anos, criou uma página no Facebook para angariar recursos e financiar a compra de um braço mecânico para o rapaz que foi atropelado por um carro e perdeu o braço direito no acidente.
A página “Um braço mecânico para o ciclista atropelado na Paulista” movimentou a rede social e até a tarde desta terça-feira (12) já tinha 2.371 participantes. Pelo Facebook, os internautas discutem como podem ajudar o ciclista e foi combinado uma ”força-tarefa” para conseguir os contatos da família do ciclista, nomes e telefones de empresas que fabricam ou comercializam as próteses, além de escritórios de advocacia que possam acompanhar o caso de David.
Um dos responsáveis pela página, Daniel Fugisawa, disse ao Portal SWU que ainda esperam um OK da família para começar a arrecadação de dinheiro. “Muitos da comunidade estão pedindo que criemos uma conta no Catarse, mas não podemos fazer isso sem que a família nos autorize e diga como quer gastar”, explica. Segundo ele, os parentes de David estão comovidos com a solidariedade do grupo.
De acordo com Daniel, a necessidade mais urgente é a doação de sangue. “Foi um pedido da família que estamos ajudando a divulgar. Estamos também procurando equipes de reabilitação que se voluntariem”, completa. Para doar sangue (qualquer tipo) ao ciclista, basta ir ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, e fazer a doação nominal a David Santos de Souza.
Acidente
David foi atropelado na manhã de domingo (10), por volta das 5h30, e, com o impacto, seu braço direito foi amputado e ficou preso ao automóvel. O motorista, o estudante Alex Siwek, de 22 anos, fugiu sem prestar socorro e jogou o braço no córrego Ipiranga, na Rua Ricardo Jafet.
Alex Siwek está preso desde o domingo, mas Cassio Paoletti, um de seus advogados, disse ao G1 por telefone que já entrou com o pedido de liberdade provisória e aguarda uma resposta do juiz.
A Polícia Civil ouviu nesta terça-feira (12) o depoimento do ciclista David Santos de Souza, que deixou a UTI e está em um quarto do Hospital das Clínicas.