No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água e uma exposição no Metrô de São Paulo quer chamar a atenção para a importância desse recurso. Quem passar pela estação Clínicas (linha 2 – verde)vai poder conferir, até o dia 30 de abril, a exposição “Gotas”, assinada pela fotógrafa e artista Andrea Laybauer.
A artista se especializou na captura de imagens artísticas de gotas de água em movimento de uma forma muito particular, chamando atenção do espectador para inusitadas esculturas líquidas que mais parecem formas de vidro. É a fusão de duas técnicas: o “splash” que consiste em congelar o exato momento do choque entre as gotas em uma superfície líquida e a reflexão de imagem.
As gotas funcionam como lupas, lentes convergentes, e refletem a cena que está atrás, gerando essa mesma imagem dentro da gota, só que de cabeça para baixo!
Assim, atiçando a curiosidade do espectador, a artista pretende despertar nele a responsabilidade com o meio ambiente. “É preciso chamar a atenção das pessoas para a consciência sobre o consumo inteligente de água e nada melhor do que fazer isso através da arte”, explica a fotógrafa.
Entre os 26 painéis em macrofotografia – deles, 12 fotos são inéditas -, há imagens curiosas, como a de um símbolo da reciclagem refletido na pequena gota e até uma partida de futebol. “Se em uma gota é possível colocar todo um mundo, imagina em litros e litros”, brinca a artista. “Portanto, é preciso usar esse recurso com responsabilidade”, completa.
Os painéis de “Gotas” ficam no metrô Clínicas até o fim de abril e depois seguem para França, onde ficarão expostos na sede da Veolia Water, patrocinadora da mostra.