Um projeto brasileiro quer reciclar 25 milhões de óleo de cozinha até a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A meta é transformar o óleo em biodiesel, combustível que será usado nos ônibus que transportarão as delegações das 32 seleções no Mundial. O projeto foi lançado no Rio de Janeiro pela Bioplanet, empresa de consultoria ambiental, na última segunda-feira (25) e tem apoio do governo federal.
Como cada litro do óleo de cozinha gera um litro de biodiesel, a intenção é produzir 25 milhões de litros de biodiesel. Para chegar ao combustível usado pelos veículos, o biodiesel é adicionado ao óleo diesel derivado do petróleo. Com a ação, o projeto evita o descarte inadequado, como no ralo da pia ou no vaso sanitário. Quando jogado fora dessa maneira, o produto vai parar em mananciais de água e no oceano. Um risco para o meio ambiente, já que apenas 1 litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar 25 mil litros de água.
A coleta do óleo será feita com a ajuda de 3 milhões de estudantes de todo o Brasil, que ganharão brindes de suas escolas, de acordo com o volume de óleo arrecadado, e de catadores de material reciclável. A ideia é envolver 10 mil catadores, que poderão ganhar até R$ 1 por litro de óleo de cozinha entregue ao Bioplanet.