E se suas ações sustentáveis, como reciclar, dar uma carona, pedalar, adotar um animal carente, fossem revertidas em descontos e brindes em diversas lojas pela cidade? Criado em dezembro do ano passado, o site Cidade Viva tem justamente esse objetivo: incentiva o cidadão a ser um agente ativo na transformação de sua realidade, com atitudes responsáveis. Em troca, uma recompensa.
Ideia de três amigos, os universitários José Augusto Aragão, de 21 anos, Erick Coser, 21, e o cientista da computação Ricardo Kagawo, de 25 anos, o site já conta com mais de 600 cadastros de usuários e quase 30 parceiros responsáveis por viabilizar as atividades, cadastrar pontos e oferecer descontos.
“A vontade de criar o site surgiu quando vimos algumas incoerências. Indústrias que geram resíduo, por exemplo, vendem o lixo. Por que não fazemos o mesmo na nossa casa?”, explica José Augusto. Partindo desse raciocínio, os amigos planejaram o Cidade Viva. O objetivo das recompensas, porém, não é fazer com que o cidadão capitalize em cima das suas ações. “É um jeito de incentivar. Mas há quem seja sustentável sem precisar desse empurrão”, completa.
Participe
Para fazer parte do time de benfeitores, é preciso seguir um passo-a-passo simples. Primeiro, é preciso se cadastrar no site com a conta de um email válido ou mesmo com o Facebook. Depois, é só procurar as ações que dão pontos.
Adotar um animal no Centro de Adoção Natureza em Forma, por exemplo, rende 500 pontos. Fazer doações ao Exército da Salvação, mais 150. A empresa, então, dá um cupom com a sua quantidade de pontos acumulados. É só ir ao site do Cidade Viva e validá-los.
O último passo é trocar os pontos por descontos em livros, sapatos, ingressos, decoração e até arte, oferecidas por empresas conveniadas que compartilham os mesmos valores. 100 pontos, por exemplo, valem 10% de desconto em produtos de uma famosa rede de artigos esportivo.
Aproveite o empurrão e seja um cidadão mais consciente!