Primeiro posto de recarga elétrica rápida é instalado no Brasil

Ainda não vemos muitos carros elétricos rodando pelas ruas do País. Mas, ainda assim, o Brasil já ganhou seu primeiro posto de recarga elétrica rápida. Ele fica no estacionamento do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo e é resultado da parceria entre a USP, a concessionária de energia EDP, a Efacec e a Fundação Instituto de Administração (FIA).

Como a demanda ainda é pequena – em São Paulo, por exemplo, há apenas dois táxis elétricos que circulam pela cidade -, ideia principal é testar se a rede de energia está preparada para essa tecnologia. Ao contrário dos carregadores convencionais, o sistema de carga rápida, além de necessitar de mais que o triplo de energia, atuará durante o dia, quando a rede está em plena atividade.

O aparelho tem capacidade de recarregar 80% da bateria de um veículo elétrico em 30 minutos, isso se a bateria estiver completamente descarregada. Se há um pouco de carga, o tempo cai ainda mais.

O primeiro teste foi feito com um Mitsubishi i-MiEV: o carro chegou com 45% de carga e levou 14 minutos para atingir 80% da capacidade das baterias. “Ele não ultrapassa esses 80% de armazenamento para não causar danos à bateria do veículo”, explicou José Carlos Santana, gerente comercial da Efacec, em entrevista à publicação Quatro Rodas.

Todas as montadoras que possuem modelos elétricos serão convidadas a utilizar o eletroposto para testes.

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.