A escada piano instalada na estação da CPTM em Osasco, na Grande São Paulo, tem chamado atenção e encantado os usuários que passam pelo terminal. 42 degraus foram “transformados” no instrumento e, quando pisados, emitem notas musicais. (Veja vídeo abaixo)
A atração, inspirada numa intervenção feita em Estocolmo, na Suécia, faz parte do projeto Sesc Verão 2013 e quer dar um basta no sedentarismo dos passageiros. Segundo os idealizadores, é um convite para deixar de lado a escada rolante, “contribuindo de forma lúdica com um aumento na quantidade de atividade física diária na vida das pessoas, mostrando que o movimento pode estar em qualquer lugar e a qualquer momento na rotina das pessoas”.
A comerciante Nádia Paulus, de 73 anos, até entrou na estação pela escada rolante, mas ao ver o imenso piano, não resistiu e subiu alguns degraus. “Achei diferente, fui experimentar”, disse. Ela acha a ideia válida e espera que as pessoas se sintam estimuladas. “Como é divertido, todo mundo quer usar. A gente faz exercício sem ver. Adorei.”
Criança de novo
A técnica em segurança Thais Campos Moreira, de 18 anos, saiu de Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo, só para conhecer a novidade. Na companhia da amiga Ana Claudia, de 19 anos, a técnica conta que ficou maravilhada quando viu a escada piano. “Desci correndo, pisando forte nas ‘teclas’. Pena que só fiz barulho, não saiu nenhuma música”, diz rindo.
Para ela, o mais importante da ação é saber que surte efeito também nas crianças. “Os pais usam a escada por conta delas, que acham o piano incrível. O que é bacana, porque vão aprender desde cedo que praticar exercício, se movimentar, é necessário para uma vida saudável.”
E não foi só a Thaís que virou criança com a brincadeira. Edson Alves, o vigilante da estação, conta que já deu boas risadas com os passageiros que sobem e descem a escada. “Teve uma senhora que disse que ia tocar Beethoven. Ela ficou pulando lá e saiu um som. Agora se ela tocou certo, não sei dizer”, se diverte o vigilante, que percebeu uma redução na quantidade de pessoas usam a escada rolante.
Outra história curiosa é de uma passageira que veio do interior de São Paulo e chegou à estação às 5 da manhã para conhecer a escada piano. “Eu cheguei às 7h e informei que a escada só seria ligada às 10h. Ela ficou bem decepcionada, tadinha”, lembra. Ainda assim, a turista frustrada subiu a escada e pediu para Edson tirar um monte de fotos de recordação.
As instalações que fazem parte do projeto do Sesc Verão ficam nas estações de metrô de São Paulo até dia 22 de fevereiro.