Brinquedos de papelão estimulam criatividade e consciência ambiental nas crianças

Há 3 anos no mercado, a loja Ludiks tem conquistado cada dia mais mamães e filhotes. O motivo? Brinquedos de papelão que estimulam a criatividade e despertam, desde cedo, consciência ambiental nas crianças.

A ideia principal é resgatar as brincadeiras lúdicas que foram se perdendo com o passar do tempo e com a invasão dos eletrônicos. Para Débora Schor, dona da marca, um brinquedo tem vida útil de mais ou menos dois anos, depois disso as crianças se cansam. Então, nada melhor do que brinquedos que possam ser descartados de um jeito fácil e sustentável.

A vontade de usar o papelão, leve e 100% reciclável, como matéria-prima principal dos artigos que vende surgiu quando Débora fazia um mestrado em desenho industrial na Itália. “Lá é muito comum ver móveis de papelão. Pensei que poderia dar certo em brinquedos também”, disse em entrevista ao Portal SWU.

Para que a brincadeira dure mais, Débora precisou estudar uma forma de tornar o papelão mais resistente. “Trabalhamos com um tipo especial, de densidade bem maior, que o torna difícil de ser rasgado ou amassado”, explica.

Papel dos pais

Uma casinha de papelão pode ser bem menos atrativa que o modelo novo de um videogame, e fazer com que a criança se interesse por um brinquedo “que não está pronto” pode ser complicado. Para Débora, é aí que entra o papel dos pais.

“Muitos já estão cansados de verem os filhos só na frente do computador ou televisão. Cada vez mais eles (os pais) querem um brinquedo que estimule a criatividade e coordenação motora das crianças”, acredita.

Além disso, é uma forma de fazer com que os pais voltem a brincar com os filhos. “Um dos modelos que mais saem é a casa de papelão. Como é grande, é preciso ajuda dos pais para montar”, completa.

Tela em “branco”

Os brinquedos da Ludiks são todos em “craft paper”, ou seja, na cor parda original do papelão. Propositalmente, claro, já que a ideia é que a criança possa fazer qualquer tipo de interferência. Para estimular, cada produto vem com um giz de cera. “Mas as crianças também podem usar tinta guache, cola, brocal, adesivos”, enumera Débora.

O brinquedo de papelão dura em média 1 ano e meio. Depois, pode ser desmontado e levado a uma cooperativa. “Os vendedores foram treinados para, na hora da venda, explicar ao comprador que o produto é reciclável”, avisa.  A Ludiks entrega em todo o País e os brinquedos variam de R$20 a R$300.

(Caroll Almeida)

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Brinquedos de papelão estimulam criatividade e consciência ambiental nas crianças

  1. Ana Teixeira disse:

    Achei legal a ideia, trabalho em uma biblioteca comunitária, e sempre fazemos oficinas de brinquedos usando material reciclável, o sucesso de lá são os mamulengos, as crianças se encantam em construir os bonecos e mais ainda por que depois de prontos nós preparamos um teatro com os bonecos feitos pelos pequenos.