Junto com alguns eletrodomésticos, o chuveiro é o vilão da casa quando chega a conta de energia e água, principalmente no verão, quando as altas temperaturas nos “obrigam” a tomar aquele banho mais demorado. Para reduzir o gasto excessivo, a Felton, uma empresa da Nova Zelândia, criou o chuveiro de ar.
O aparelho, chamado de Oxijet, injeta pequenas bolhas de ar nas gotas de água, o que reduz a vazão da água pela metade, mas mantendo uma alta pressão.
Uma das principais vantagens desse dispositivo neozelandês está no seu encaixe que pode ser instalado em praticamente qualquer padrão de chuveiro.
“O conceito do chuveiro não é novo, mas a tecnologia por trás do nosso dispositivo sim. Ela usa uma inserção gaseificada, na qual permite que o dispositivo funcione em chuveiros já instalados”, disse Jie Wu, um dos especialistas da Australia’s Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), parceira do projeto.
O primeiro teste do Oxijet foi feito em um hotel na Austrália e foi aprovado pelos clientes e por Walter Immoos, gerente do local. Segundo Immoos, o estabelecimento gasta cerca de 10 milhões de litros de água por ano e a economia do “chuveiro de ar” será um alívio para as contas do hotel.
O Oxijet já está disponível para compra no site da empresa Felton.