A Bélgica pretende construir uma ilha para armazenar energia eólica. A estrutura artificial ficará no Mar do Norte, a três quilômetros da costa belga, e tem como principal função ajudar o país a eliminar o programa nuclear até 2025.
A intenção é reverter o quadro atual do país, onde 57% da energia consumida vem das usinas nucleares. Os parques eólicos, em menor quantidade, produzem apenas 4% da eletricidade usada.
O plano de construir a ilha, que terá formato de donut, veio do ministro do Mar do Norte, Johan Lanotte. A ideia é que a ilha armazene o excesso de energia produzida por parques eólicos instalados no mar. Quando os ventos se acalmarem, outra forma de captação de energia entrará em ação.
Por isso, o diferente formato de donut: é ele que vai permitir um sistema para bombear água para fora e para dentro da ilha. Quando a produção de energia for além do previsto, o sistema da ilha bombeará a água do centro da ilha para fora. Já para recuperar a energia, um sistema de comportas permitirá que a água do mar volte a entrar e ative turbinas que gerarão mais energia.
Se o projeto da ilha for aprovado, a construção deve estar pronta em até cinco anos e vai aumentar a capacidade energética da Bélgica em 4.000 MW.