Empresa brasileira estuda para produzir carro 100% elétrico e com tecnologia nacional

Uma boa notícia para o mercado automobilístico do País. A empresa brasileira Vez estuda o projeto de um carro 100% elétrico e com tecnologia 100% nacional! O carro criado pela empresa se chama SEED (Small Eletric with Economic Design) e deve chegar ao mercado custando entre R$ 40.000 e R$ 50.000.

De acordo com Tony Saad, CEO da empresa, o objetivo é ajudar a reduzir as taxas de emissão de gás carbono e outros gases do efeito estufa que causam o aquecimento global.

O carro terá autonomia média de 100Km, o que equivale a dizer que ele pode rodar cerca de 60 a 140Km com as baterias a plena carga. Segundo a empresa, o SEED consome oito centavos de energia para cada quilômetro rodado, e as baterias são recarregadas em até oito horas.

O SEED foi desenvolvido para ser recarregado a partir de uma tomada normal padrão de 100 ou 220 volts. “Costumo brincar sobre isto que no Brasil temos cerca de 300.000 postos de abastecimento de combustíveis, e cerca de 300 milhões de postos de abastecimento elétrico, ou seja, qualquer tomada doméstica”, disse Saad em entrevista ao site Atitude Sustentável.

Postos de recarga

Apesar de poder ser carregado em uma tomada convencional, a Petrobrás já inaugurou o primeiro Eletro posto no Rio de Janeiro e outros sete postos serão instalados no Paraná.

Além da carga normal, de 8 horas, esses postos também vão oferecer a Carga Rápida, que demora apenas quinze minutos. A desvantagem é que este tipo de carga deve ser realizado somente em emergências, pois diminui consideravelmente a vida útil das baterias.

Ainda não há previsão de quando os carros elétricos nacionais começarão a ser produzidos.

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.