Uma revista dos Estados Unidos listou, a partir da pesquisa “Innovation Cities Top 100″, as 10 cidades mais inteligentes do mundo. O ranking usou como critério a forma como cada usa usa tecnologias de informação e comunicação em seus recursos, sendo assim, capazes de diminuir os custos de energia, proporcionar melhor qualidade de vida, reduzir os impactos ambientais e apoiar iniciativas como programas de redução de carbono.
Veja abaixo quais são elas:
A cidade é pioneira em soluções que compensam a emissão de carbono. Além disso, foi uma das primeiras a incentivar o uso de placas solares e apresenta projetos interessantes para veículos elétricos e inovação.
A qualidade de vida é um dos aspectos que ainda derrubam Hong Kong. Apesar disso, a cidade é top no uso de uma tecnologia chamada “smart cards”. Cidadãos usam esse cartão para transporte público, acesso a shoppings, bibliotecas e estacionamentos de carros.
Em um ranking promovido pela empresa Siemens, ficou em primeiro lugar no quesito “cidade verde”. Copenhague já se comprometeu em zerar a emissão de carbono até 2025 e 40% de sua população usa a bike como transporte.
Em boas posições nos itens inovação, qualidade de vida e áreas verdes, Berlim ainda tem testado várias tecnologias que prometem melhorar os carros elétricos.
Está bem posicionada nas categorias inovação e digital. Apresentou um programa para maior sustentabilidade dos subúrbios, como uso de placas solares e baterias. Tudo em parceria com a Panasonic, Accenture e Tokyo Gas.
A capital inglesa também está bem na fita. Tem como destaque as inovações sustentáveis, a baixa taxa de congestionamento e o grande sistema de transporte público. Apresentou ainda a maior rede wi-fi de internet gratuita na Europa.
Por incrível que pareça, Nova York não está bem posicionada quando o assunto é qualidade de vida, amargou um 47º lugar. Apesar disso, a cidade investe forte em tecnologias que possam melhorar o funcionamento da cidade.
Paris tem um dos melhores programas de incentivo ao uso da bicicleta no mundo! Lá, o compartilhamento de bikes é uma realidade com o projeto Velib. E a cidade ainda investe em um carro elétrico compacto chamado Autolib.
Cidade canadense já é famosa por seus rankings em qualidade de vida e sustentabilidade. Mas o que tem chamado atenção é a transição de Toronto para uma economia de baixo carbono, reduzindo as emissões.
Viena, na Áustria, é a única cidade que se destacou em todos os itens: inovação, cidade verde, qualidade de vida e governança digital. Investimentos estão sendo feitos para que a emissão de carbono seja reduzida. A intenção é permanecer como a cidade mais inteligente do mundo.