Quando o aluguel de um estúdio de ensaio começa a pesar nas contas de uma banda independente, o que fazer? Construir um próprio não é o caminho mais simples, mas foi justamente o que o grupo Oeste Suez, de São Paulo, fez. A falta de grana impossibilitou a compra de materiais novos, o que não impediu que o estúdio fosse erguido. A solução foi reutilizar.
A banda foi para rua recolher todo o “lixo” que pudesse ser usado para montar o estúdio. “Pegamos caixas de madeira, papelão, jornal, revistas, armários velhos e até um colchão velho que havia sido jogado fora”, conta Giancarlo Boniolo, vocalista da banda.
O papelão, jornais e revistas velhas foram usados para dar acústica ao estúdio. Um carpete preto, também de segunda mão, cobriu o piso e o colchão foi na bateria, para melhorar o som.
R$ 8 mil de economia
O estúdio foi montado em um cômodo pouco utilizado na casa de Giancarlo, mas para ficar perfeito, foi preciso subir duas paredes. “Foi a única coisa que precisou mesmo de dinheiro. Gastamos com materiais de alvenaria e a mão de obra”, lembra. O estúdio pronto ficou por mais ou menos R$ 2 mil. “Se fosse um estúdio zero, com tudo novo, ficaria por uns 10 mil”, completa.
A acústica, segundo a banda, não é 100%, mas não chega a comprometer. “Já tem até gente querendo alugar e ensaiar aqui. Mas por enquanto a gente tem ciúme”, avisa.
A experiência valeu a pena. Estúdio próprio e sem limite de tempo para a banda praticar. Se há alguém que queira seguir o exemplo, a Oeste Suez dá toda força. “Somos a prova de que dá pra fazer. E o melhor é que reutilizando você explora outros materiais que nunca seriam a primeira opção, mas que servem perfeitamente”, conclui.
(Caroll Almeida)
Muito Legal, realmente um grande exemplo de Força de Vontade e Inovação… Espero ver eles no SWU!!!
É verdadeiramente um exemplo de que para quem tem força de vontade não existe obstáculos….
Amei a banda, o som é muito bom mesmo.
Eles tem que tocar no SWU vou repetir a pergunta !!!!!!!!!
Nossa da hora esses caras é demais….Adoro o som deles..
bjs.
O Rael e um lindo, fofo, um gato. Sem mais.
Um grande exemplo ecológico e musical!!!
Nossa maluco, o cara da percussão toca com um barrilzinho daqueles de Heineken kkkkk que da hooooora!
Eles tem que tocar no SWU vou repetir a pergunta….alguém sabe se eles vão tocar???
Abraços!
Valeu Alex,Deus te abençoe pelo apoio, vamos ficar na torcida SWU SWU!!!!
Que banda bacana, mistura de Rock pesado com Hiphop, tem percussão…
Original!
Eles vão tocar no SWU???? Alguém sabe???
mano os caras tocam muito da uma chance vcs não vão se arrepender !!!
isso sim ė exemplo d sustentabilidade e d criatividade, o jeitinho brasileiro usado da maneira certa!!! posturas e propostas como essa deveriam ser levadas a frente no SWU pq se isso sim é bem a cara da proposta do evento. parabens a banda pelo estudio e pelo som q por sinal é mto bom!!
Conheço a banda e vejo o esforço dos caras em crescer, essa eu não sabia, sabia que tinham o estúdio e talz, mas não que foi dessa forma, é loko ver que ao invés de desistirem pq apareceu a dificuldade eles reverteram, passaram pela dificuldade e de uma forma “ecológica”, parabéns forte abraço e FORÇA SUEZ!!!!
Valeu querido Bacanhim,Deus te abençoe meu lindo bjs