O Passaporte Verde é um programa do governo brasileiro que objetiva educar o turista para que ele aja de forma mais consciente e sustentável durante suas viagens. Agora, o governo pretende intensificar a campanha durante a Copa do Mundo de 2014.
A intenção é fazer com que o passaporte também funcione como estímulo para que torcedores e participantes da Copa adotem as medidas sustentáveis previstas para as cidades-sede dos jogos. Usar o transporte público sempre que possível, respeitar as comunidades locais, consumir produtos da região para fortalecer a economia e denunciar a venda de animais silvestres são alguns dos itens da lista.
Ajuda internacional
Para isso, o Brasil pede o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Representantes da instituição internacional reuniram-se com técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para definir quais estratégias poderão ser desenvolvidas em parceria.
“Estamos pensando em inovações consideráveis para comunicar e, também, atrair a adesão das pessoas para que adotem estas ações durante o evento”, disse Cláudio Langone, coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a Copa do Mundo 14.
A construção dos estádios e arenas nas cidades que sediarão os jogos também estão seguindo exigências ecológicas. Todas as obras reaproveitaram o material de demolição e adotaram o uso de energia eficiente, com lâmpadas de menor consumo e que são acionadas automaticamente. As informações são do portal Promoview.