A Preta Pretinha, loja de bonecas na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, é um sonho de infância realizado. Há 12 anos, as irmãs Joyce, Lúcia e Cristina Venâncio usam bonecas de panos negras, orientais, muçulmanas, indígenas. Mas a ousadia maior foi quando a loja começou a confeccionar bonecas amputadas, na cadeira de rodas, com Síndrome de Down, deficiências auditiva e visual e até uma que passou por quimioterapia.
“Essas pessoas ainda sofrem muito com preconceito e é algo que precisa ser trabalhado a cada dia. Acredito que esse é o papel dessas bonecas”, diz Joyce. Ela tem a prova de que está no caminho certo quando alguém chega à loja, pega uma boneca parecida com ela e sorri. “Sei que alcancei meu objetivo”, completa a dona, que usa o trabalho para promover diversidade cultural e inclusão social.
Começo
A Preta Pretinha começou apenas com as bonecas orientais e, claro, negras, mas que fugiam dos estereótipos. “Nunca quis uma coisa meio Nega Maluca, com boca grande, roupa espalhafatosa. Minhas bonecas representam a beleza negra como ela é”, resume.
Joyce não se identificava com as Barbies que ganhava quando criança. “Eu queria uma boneca que se parecesse comigo e era quase impossível achar. Pedi para a minha avó me fazer uma”, lembra. Foi com a avó que Joyce aprendeu sua maior lição: a auto estima. “Ela me ensinou a importância de ser negra e de lidar com a diversidade”.
Mas aos poucos, Joyce percebeu que outras belezas também mereciam destaque. Foi aí que surgiram as bonecas ruivas, índias, albinas, pardas e indianas. Depois, Joyce começou a trabalhar com deficiências. Hoje a loja é referência na área de brinquedos educativos e pedagógicos.”Muitas escolas que trabalham com educação lúdica nos procuram e sempre há visitas de alunos tanto da rede pública quanto particular”, conclui.
(Caroll Almeida)
Joyce, moro em Manaus e fiquei maravilhada com suas bonecas. Sou Pedagoga e sempre nos deparamos com todo tipo de discriminação na escola. Adoraria não só conhecer seu trabalho como também fazer seus cursos.Como posso me inscrever.
Aguardo resposta.
Grata
ADORO BONECAS,PRECISAVA DE INPIRAÇÃO E SUGESTOES DE PRETAS PENSEI QUE NAO TINHA NO COMPUTADOR ACHEI OTIMO.QUERO COMEÇAR A FAZER LOGO.
Eu gostaria muito de conhecer voces pessoalmente, meu maior sonho é aprender a fazer bonecas de pano voces pode me vender os moldes,
Fiz um curso com vocês no shopping Raposo. Quero muito aprender a fazer bonecas especiais, vocês dão curso ou vendem apostilas? Estou muito interessada. Obrigada, aguardo resposta.
Que espaço cultural maravilhoso que é o Ateliê das irmãs Venancio Preta Pretinha. Eh Tudo de bom recomendo a todos que procuram o inusitado e quem quiser dizer ao mundo que é a favor da diversidade compre um boneco deste Ateliê são lindíssimos e transmite pura sinergia muito lindos T U D O de B O M……