Embora 89% da população mundial utilize fontes tratadas de água, 783 milhões de pessoas ainda estão sem acesso à água potável. Pensando em mudar a rotina dessas pessoas, os designers norte-americanos Ryan Lynch e Marcus Triest criaram uma bolsa que filtra a água suja e a deixa própria para o consumo! E com ajuda da energia solar!
Chamada de Solar Bag, a bolsa purificadora usa duas camadas de polietileno – uma transparente e outra preta no fundo – para potencializar o aproveitamento de raios ultravioletas do sol, responsáveis pela descontaminação da água. A Solar Bag é capaz de limpar 9,4 litros do líquido no período de 6 horas.
A intenção dos criadores da bolsa é ajudar, principalmente, os moradores da África subsaariana, que muitas vezes andam horas atrás de uma fonte de água. A África subsaariana corresponde à região do continente ao sul do Deserto do Saara.
A bolsa funciona também como recipiente para transporte de água e há ainda um tubo que facilita a retirada da água limpa. A Solar Bag, por enquanto, é só um protótipo. Mas os idealizadores acreditam que quando fabricada em larga escalada, a bolsa custará no máximo U$5 dólares.