Acredite se quiser! Um simples grafite nos muros da sua cidade pode deixar o ar mais puro.
A concepção é do artista italiano Andreco, autor do Philosofical Tree, projeto que prega o uso do grafite em centros urbanos para diminuir a poluição atmosférica, além de transformar as ruas em galerias ao ar livre. O Philosofical Tree é possível graças a uma tinta chamada de fotocatalítica, bastante usada já no setor da construção civil.
A tinta reage ao entrar em contato com a luz do sol, sendo capaz de absorver do ar o monóxido de nitrogênio (gás responsável pelo fenômeno da chuva ácida). Com a tinta, o artista grafitou árvores de 18 metros de altura nas laterais de prédios na Itália.
Segundo o italiano, cada metro quadrado de seu grafite tem, para a natureza, o mesmo efeito de tirar oito carros das ruas! Mas o artista explica, no site do projeto, que sua ideia não é a solução para o problema. “É apenas um trabalho conceitual e não uma solução técnica. Para um ar mais saudável precisamos deixar mais o carro na garagem, abandonar os combustíveis fósseis e utilizar energias renováveis o mais rápido possível”, disse.
Ainda assim, o trabalho de Andreco serve para chamar a atenção dos cidadãos para o fato de que há cada vez menos verde nos centros urbanos e incentivar a presença da natureza nesses locais. Por enquanto, apenas duas árvores do projeto Philosofical Tree foram grafitadas, uma em Bologna e outra em Turin, na Itália.