O documentário Neil Young Journeys, um road movie que abrange os dias de turnê solo do músico canadense, já tem data para estrear no Brasil. O filme será exibido no Festival do Rio, marcado para começar no dia 27 de outubro.
Assista ao trailer de Neil Young Journeys
Neil Young Journeys é dirigido pelo cineasta (e também fã de rock’n'roll) Jonathan Demme, que já foi parceiro de Young outras três vezes, quando dirigiu The Complex Sessions (1994), Heart Of Gold (2006) e Neil Young Trunk Show (2009). Vale lembrar que Demme também dirigiu um dos mais emblemáticos shows já filmados na história do rock, o Stop Making Sense, do Talking Heads.
Em entrevista à agência de notícias Reuters, Neil Young falou da satisfação em trabalhar mais uma vez com o amigo Demme. “Eu e ele nos respeitamos e trabalhamos muito bem juntos, é muito colaborativo. Acho que é um filme muito bem concebido e executado, e tomara que continuemos trabalhando juntos”, declarou.
A todo vapor
Aos 66 anos, Neil Young está mais ocupado do que nunca. Além do documentário que foi rodado no final da turnê de 2010, o músico canadense está prestes a lançar sua autobiografia – Waging Heavy Peace, que chegará às lojas norte-americanas no dia 25 e, no Reino Unido, em outubro – e mais um disco com a banda Crazy Horse, o Psychedelic Pill. O álbum sairá no dia 30 de outubro e tem faixas bastante longas, de até 27 minutos, como é o caso da canção “Driftin’ Back”.
Psychedelic Pill é o segundo disco que Young lança com o Crazy Horse em 2012. A parceria foi retomada em junho, quando lançaram o álbum Americana, com releituras de clássicos do cancioneiro norte-americano.
O músico e ativista ambiental Neil Young foi um dos palestrantes do II Fórum Global de Sustentabilidade, durante o SWU Music & Arts Festival 2011, em Paulínia.