Parque do Ibirapuera tem centro de reabilitação que cuida de bichinhos silvestres feridos

O que fazer quando encontramos um beija-flor, ou uma coruja caída no quintal de casa? E quando há um animalzinho silvestre atropelado na rodovia? Para onde levar?

Uma boa opção para os moradores de São Paulo é a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (Depave 3), no Parque Ibirapuera, Zona Sul da cidade.

No dia em que o Portal SWU visitou o local, havia uma família que prestou socorros a um periquito com a asa quebrada. Para que o animal pudesse ser atendido pela equipe do Depave 3, a família preencheu uma ficha cadastral, descrevendo em que circustâncias encontrou o bicho.

Criado em 1993, o centro veterinário toma conta de uma média de 3 mil animais silvestres por ano – especialmente entre setembro e fevereiro, época de reprodução. Geralmente, são bichinhos que estão “perdidos”, fora de seu habitat natural ou que foram atropelados em rodovias, atacados por animais domésticos e apreendidos pela polícia em ações contra o tráfico de animais silvestres.

Segundo a diretora Vilma Geraldi, os bichos recebem cuidados veterinários com acompanhamento clínico, cirúrgico, biológico e nutricional, tudo de acordo com as necessidades próprias de cada espécie. Por lá são encontrados macacos saguis, macacos pregos, iguanas, araras, tucanos, periquitos, azulões e até corujas. “Aves são a maioria. Cerca de 75% dos animais que chegam aqui”, afirma a diretora.

Depois dos exames, os bichos passam por uma fase de reabilitação, que determina se eles, um dia, poderão voltar ao habitat natural. “O objetivo é sempre a soltura. Em último caso, com autorização do Ibama, encaminhamos a zoológicos.”

O nome da instituição já deixa claro, mas é sempre bom alertar: o Depave 3 não aceita animais domésticos. Caso o seu gato ou cachorro precise de cuidados, o melhor é levá-lo a uma clínica veterinária.

 

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a Parque do Ibirapuera tem centro de reabilitação que cuida de bichinhos silvestres feridos

  1. Fabiana disse:

    Um gato de amigos está morrendo. Ele precisa de ajuda urgente. Os donos não podem pagar um veterinário particular, assim se um veterinário ou estudante de veterinária poder ajudar, agradecemos.

    O telefone dos donos é 3106-0468 e 97527-4173.

    Obrigada

  2. Tamara disse:

    Minha cachorra conseguiu pegar um periquito , aparentemente ele nao está machucado queria entrega-lo a algum lugar no qual façam com q ele volte a seu habitat … se eu levar no ibirapuera eles ficam com o animal ? tem algum telefone para contato ?

  3. cida disse:

    ME AJUDE O PASSARINHO CAI DO NINHO , ESTA DE BOCA ABERTA PEDINDO COMIDA NAO SEI O QUE DAR GRATA 21433575

  4. Carina disse:

    Bom eu mudei faz pouco tempo pra k…e estou desempregada e sem recursos…eu estou explicando porq eu vi um gato com problema de pele …proximo do portão 5 perto do banheiro q esta agora em reforma…por favor sera q vcs podem ajuda-lo… Ele é todo pretinho…qualquer coisa eu os levo ate ele… Obrigada !!! Espero respostas

  5. Maria Helena Almeida disse:

    Muito legal, pena que e pouco divulgado. Todas as capitais, deveriam ter uma instituicao assim…

  6. susiane coelho disse:

    Adorei! Me ajudou muito pq achei um beija flor e não sabia como ajuda-lo agora sei! Muito obrigada