Grandes documentários de rock que todo fã de música precisa assistir

A melhor maneira de conhecer bem a trajetória de uma banda é escutar a discografia. Tirando essa prazerosa, mas, às vezes, longa tarefa, há as biografias e as cinebiografias, os documentários que vão além da música e captam os bastidores de uma banda. Em questão de horas é possível descobrir histórias obscuras, se deparar com imagens inéditas e olhar o artista sem a “capa” de rockstar. Separamos 5 bons documentários que em vez do simples culto à personalidade, vão fundo e trazem momentos reveladores dos nossos ídolos. Se liga aí:

1 – Don’t look back, de D.A Pennebaker (1967)

Don´t Look Back é um documentário que acompanha a turnê de 1965 do cantor Bob Dylan no Reino Unido. Mais que mostrar os sucessos de Dylan, no auge da carreira, como “It ain’t me babe” e “It’s all over now, baby blue”, o filme de Pennebaker revela os bastidores dos shows, a rotina do músico, as rabugices do artista com a imprensa e aborda também a transição de Dylan para a guitarra elétrica. Para os mais fãs, vale a pena procurar o material deluxe, lançado em 2007, com 20 horas de extras que ficaram de fora da primeira versão.

2 – Gimme Shelter, de David e Albert Maysles (1970)

Um dos documentários mais importantes da história do rock, Gimme Shelter capta aquele que foi – muito provavelmente – o pior dia da vida dos Rolling Stones. Dirigido pelos irmãos David e Albert Maysles, o filme capta o episódio no autódromo de Altamont, na Califórnia, quando um show dos Stones virou “filme de terror”: fãs espancados e uma jovem de 18 anos, Meredith Hunter, morta pelo grupo Hell’s Angels, contratado para fazer a segurança no local. Além do triste episódio, o filme traz um olhar desglamourizado do rockstar e do showbiz.

3 – The Bealtes Anthology, de Bob Smeaton e Geoff Wonfor (1995)

Originalmente uma série feita para a televisão, The Beatles Anthology é um documentário dividido em 5 partes com, até então, três integrantes vivos da banda: Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison (falecido em 2001). Produzido pela Apple Corps e Televisão Granada, o filme reúne entrevistas inéditas de Paul, Ringo e George e arquivos de John Lennon que contam a história do grupo. Há histórias divertidas como a vez que Paul, a imagem de bom moço do FabFour, admitiu o uso de drogas a um jornalista, deixando os outros três integrantes “furiosos”.

4 – Hype!, de Doug Pray (1996)

“Atualmente Seattle é para o rock’n'roll o que Belém foi para o cristianismo”. Assim começa o documento Hype!, que mostra a efervescência de Seattle, cidade chuvosa berço do grunge. Hype! traduz a explosão de acordes distorcidos, melodias arrastadas e letras depreciativas que tomaram conta dos jovens no início dos anos 90. As entrevistas não ficam limitadas aos ídolos de bandas como Nirvana, Soundgarden ou Pearl Jam: produtores, empresários, donos de selos, como Jack Andino, um dos fundadores da Sub Pop, também contribuem com boas histórias.

5 – Lóki, de Paulo Henrique Fontenelle (2008)

O longa sobre a trajetória de Arnaldo Baptista escancara a vida do gênio louco dos Mutantes, esmiuçando, inclusive, os anos em que o músico mergulhou fundo no LSD e o período em que passou em um hospital psiquiátrico. Depoimentos emocionados do próprio músico e de amigos como Tom Zé, Gilberto Gil, Liminha, do irmão Sérgio Dias e de fãs como Lobão e Sean Lennon (que chega a dizer que Mutantes é a melhor banda de rock da história) relembram a grandiosidade de Arnaldo como músico e artista plástico.

(Caroll Almeida)

 

Esta entrada foi publicada em Música. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Grandes documentários de rock que todo fã de música precisa assistir

  1. FABIO ARAUJO disse:

    SWU
    TEM FESTIVAL NO ANO DE 2012?