Quando você usa seu carro para ir ao trabalho, acende a luz do quarto, viaja de avião e até quando liga o computador para ler essa matéria, você aumenta quantidade de gás carbônico no mundo, principal causador do efeito estufa. O jeito de compensar a emissão é plantando árvores. Isso é chamado de neutralização de carbono.
Para se ter uma ideia, é preciso uma árvore, considerando o seu crescimento em 20 anos, para neutralizar a emissão de carbono de uma viagem de ida e volta de avião de São Paulo ao Rio de Janeiro. Uma única árvore também compensa o uso de um computador ligado por 9 meses.
No Brasil, uma das empresas que faz restauro florestal para compensação de carbono emitido e lançado na atmosfera é uma a Carbon Limited. O reflorestamento é feito em fazendas na região de Porto Feliz, interior de São Paulo, e lá são plantadas árvores como Cedro, Pau Brasil, Peroba Rosa e mais outras 78 espécies que, além de compensar as emissões de carbono, melhoram a qualidade da água, do solo e da biodiversidade. E mais: o local reflorestado vira Área de Preservação Permanente (APP).
E amanhã, Dia Mundial do Meio Ambiente, o SWU Music & Arts Festival, em parceria com a Carbon Limited, vai comemorar de uma forma especial. Fique ligado aqui no Portal SWU e nas redes sociais!
Olá!
Acredito que há uma informação equivocada. Não há apenas uma empresa que trabalhe com neutralização de carbono no Brasil.
Eu sou cliente há tempos do Banco da Árvore e neutralizo minhas emissões tudo via internet: http://www.bancodaarvore.com.br
Nelson, realmente não há apenas uma empresa que faça esse trabalho no Brasil. Citamos apenas a Carbon Limited, pois a empresa é parceira do SWU.