Seis dicas para motivar adolescentes e fazer com que eles se engajem em causas importantes

Todos nós sabemos que a esperança de um planeta mais limpo, justo e sustentável está nas crianças e adolescentes de hoje. Mas também sabemos que a maioria é um tanto “relaxada” e não está “nem aí” para os problemas que enfrentamos atualmente. Se você tem um jovenzinho em casa e acredita que ele pode se engajar mais em causas importantes, se ligue nas seis dicas abaixo e saiba como motivá-lo:

1 – Saiba do que eles gostam/odeiam e tire proveito

Muito mais eficiente do que saber com quais causas eles se preocupam, é saber do que eles gostam – ou odeiam. Detestar o lanche do colégio, por exemplo, ou gostar de jogar futebol na rua pode servir de guia para que você aponte as ferramentas certas. Começar uma campanha por um lanche mais saudável com os amigos no Facebook e se preocupar com a iluminação da rua onde mora podem ser os primeiros passos.

2 – Pressão subliminar

“Sua irmã me ajudou a separar o lixo hoje” pode funcionar muito mais que um “aprenda a separar o seu lixo”. É comprovado que a pressão subliminar incentiva todo mundo, de certa forma, a fazer alguma coisa ou consertar o que estava errado. É por isso que muitos hotéis usam mensagens como “70% das pessoas que se hospedaram neste quarto ajudaram na limpeza catando as toalhas do chão”.

3 – Ouça sempre

A organização DoSomething, que trabalha diretamente com adolescentes, gasta muito tempo perguntando informações a adolescentes, o que mostra que a organização liga para o que eles pensam. Uma das pesquisas pediu para que os adolescentes avaliassem suas escolas em níveis de bullying, o que abriu um diálogo sobre como melhorar a vida nos colégios. Se você quer que o seu adolescente fale, então, primeiro, escute!

4 – Mande SMS

Mandar uma mensagem de texto pelo celular é bem mais eficiente que mandar um email. Pesquisas apontam que as pessoas demoram até 48 horas para responder uma mensagem eletrônica. Já com o SMS, a resposta chega rápido: em média 4 minutos. E um adolescente chega a enviar por mês 3 mil mensagens de texto. Ou seja, a melhor maneira de pedir algo a um jovem é usando o celular!

5 – Não deixe um adolescente sem resposta

Se você fez tudo certo e conseguiu uma resposta de um adolescente, não estrague tudo na última hora. Lembre-se de sempre dar um “reply”. É importante que a resposta seja dada o mais rápido possível e que, em caso de email, seja feita por uma pessoa, não um robozinho, e que as especificidades sejam respeitadas. Não dê uma resposta padrão para todos eles.

6 – Acredite no poder de transformação dos jovens

Por fim, tenha realmente fé de que os adolescentes podem fazer algo. Um exemplo do valor do empenho dos jovens foi uma campanha realizada pela organização DoSomething com adolescentes. Durante o mês de janeiro de 2012, a entidade arrecadou mais de 1 milhão de jeans para moradores de rua.

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.