Veja sete alimentos que podem “entrar em extinção” por causa do aquecimento global

Passe a valorizar mais o arroz e o cafezinho de todos os dias. O motivo? Bem, esses são apenas dois dos sete alimentos que podem “entrar em extinção” devido ao aumento crescente da temperatura do planeta. Estudos sugerem que o aquecimento global vai, muito em breve, prejudicar o cultivo de alguns alimentos que estão em nossa mesa diariamente.

Veja abaixo a lista dos sete alimentos que podem desaparecer dos nossos pratos e copos caso não cuidemos bem do planeta:

Chocolate

Uma das sobremesas mais adoradas do planeta pode estar com os anos contados. Segundo pesquisa do Centro Internacional de Agricultura Tropical, na Colômbia, se a temperatura do planeta subir de 2 a 3 graus Celsius – o que deve acontecer até 2050 -, as principais plantações de cacau, em Gana e na Costa do Marfim, serão prejudicadas. O estudo ainda mostra que, para fugir do calor, os fazendeiros começaram a cultivar cacau em maiores altitudes, o que encarece a produção e o preço final do produto.

Salmão

Segundo a associação National Wild Federation, o aumento da temperatura nos oceanos prejudica  o ciclo reprodutivo e alimentar do salmão. O estudo diz que a baixa incidência de neve durante o inverno vai diminuir o fluxo de água doce – o salmão retorna a rios para se reproduzir - atrapalhando o animal a depositar suas ovas nos locais adequados.

Arroz

A produção de arroz, um dos cereais mais consumidos no mundo, chegou a cair 20% nos últimos 25 anos. E um estudo feito em 227 propriedades de regiões como Tailândia, Vietnã, Índia e China mostra que a baixa produção está diretamente ligada ao aumento de temperatura. A suspeita é de que as plantas de arroz estão gastando mais energia para “respirar”, o que afeta a capacidade de realizar fotossíntese.

Uísque

Se é a sua bebida favorita, aproveite enquanto é tempo. Estudo encomendado pelo governo escocês, em 2011, apontou que o aquecimento global vai afetar a produção da bebida. Um dos motivos é a qualidade dos cereais, especialmente o malte. Altas temperaturas podem significar secas, enchentes e doenças na plantação.

Vinho Bordeaux

Bordeaux, na França, também espera por um futuro pessimista. A região, que é produtora de vinho, pode se tornar inadequada para o cultivo de uvas dentro de 40 anos. A culpada também será a mudança climática no planeta. Uma das saídas estudadas é usar uvas geneticamente modificadas, que são mais resistentes ao calor.

Mel

A mudança de clima tem afetado o ciclo das flores e, consequentemente, o comportamento das abelhas. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, as colônias de produção de mel diminuíram de 5,5 milhões em 1950 para 2,5 milhões em 2007. Além da temperatura, o estudo aponta outros dois culpados: poluição e os pesticidas usados nas plantações.

Café

Para florescer e ter grãos saudáveis, o pé de café precisa de solo e condições adequeadas de temperatura, com dias secos e chuvosos na medida certa. Se já não temos isso hoje, imagine daqui a uns 50 anos. E a previsão não é mesmo boa. A Embrapa diz que, se nada for feito para reduzir os efeitos do aquecimento global na agricultura, a produção de café, somente no Brasil, pode ter queda de 92% até 2100.

As informações são da Exame.com.

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Veja sete alimentos que podem “entrar em extinção” por causa do aquecimento global

  1. Sam disse:

    nossa!! vou morrer e não vou ver e nem ler tudo!!!

  2. Gabriel Alan disse:

    Mudanças são necessárias para evolução, mas para cada conquista, uma perda.