Sabia que existe um ranking que mede o nível de sustentabilidade de cada país? Chamado de Environmental Performance Index (EPI), Índice de Desempenho Ambiental, em português, o estudo listou os países que merecem nota 10 no modo de vida sustentável.
Para chegar ao resultado, o EPI mediu o desempenho ambiental de 132 países utilizando critérios como saúde ambiental, poluição do ar, recursos de água, biodiversidade e habitat, entre outros. O Brasil não ficou entre os 10 primeiros, mas está em boa posição: 30º lugar, mas atrás da vizinha Colômbia. As informações são da Revista Exame.
Abaixo, você confere os 10 países mais sustentáveis do planeta e o que eles fizeram para merecer o título:
1-Suíça
O país reduziu o uso de combustíveis fósseis, nuclear e se destaca com a baixa emissão de dióxido de carbono, boa qualidade do ar e políticas ambientais. A Suíça foi um dos primeiros países da Europa a exigir o uso de catalisador e, além disso, os suíços são adeptos da boa e velha bicicleta.
2-Letônia
As florestas ainda ocupam 44% do território do país e até as áreas dedicadas à pecuária são delimitadas e tendem a seguir as práticas mais sustentáveis. A Letônia conseguiu diminuir drasticamente o uso de pesticidas e trabalha a redução de emissão de gases estufa desde 1990.
3-Noruega
A Noruega tem a ambiciosa meta de compensar todas as emissões até 2030 através de financiamentos de projetos sustentáveis em países em desenvolvimento. O país também inaugurou a primeira estrada com rede integrada de postos de abastecimento a hidrogênio em todo o mundo.
4-Luxemburgo
Luxemburgo investe pesado em sustentabilidade: entre 2011 e 2008, o país “gastou” mais de 70 milhões de euros na expansão do setor de energia solar fotovoltaica. O governo adotou programas de incentivo à população para compra de carros ecológicos e eletrodomésticos mais eficientes em energia.
5-Costa Rica
A exemplo da Noruega, o governo costa-riquenho também estabeleceu a meta de tornar a região carbono neutra até 2021. O país, que já desmatou muito, tenta reverter a situação e plantou mais de 5 milhões de árvores nos últimos anos. Há também investimentos em energias alternativas.
6-França
O país tem política agressiva de eficiência energética, que prevê a redução das emissões de gases efeito estufa em 20% até 2020. A França investiu em transporte sustentável com o programa de aluguel de carros elétricos Autolib (link), inaugurado no final de 2011 em Paris.
7-Áustria
O país teve bom desempenho em um importante critério do ranking: a saúde ambiental, indicador que avalia a interação entre a natureza, a saúde humana e o desenvolvimento. Além disso, o país tem políticas de preservação de florestas e ainda incentiva a população a cultivar jardins e hortas em casa – o que diminui a impermeabilização do solo.
8-Itália
A Itália foi o 1º país da Europa a banir as sacolas de polietileno, em janeiro de 2011. Desde então, só são usados sacos de papel, pano ou de materiais biodegradáveis. Depois do acidente com o Costa Concordia, o governo endureceu as regras de navegação na costa.
9-Reino Unido
Nos últimos anos, o Reino Unido tem incentivado o desenvolvimento de tecnologias ambientais, que vão do tratamento de água à reciclagem, além de ter um plano para a redução de emissões. O país é líder no G8 no combate às mudanças climáticas.
10-Suécia
A Suécia tem feito bons investimentos em bioenergia, utilizada para abastecer casas, estabelecimentos comerciais e até mesmo frotas de ônibus, que integram o sistema de transporte público. O país foi um dos primeiros a adotar leis de conservação das florestas, que cobrem 69% do território do país.