Depois de ser considerada a cidade mais poluída do mundo em 1992, a Cidade do México vem trabalhando para deixar o título vergonhoso no passado. E uma das soluções encontradas pelo governo para deixar a cidade mais bonita e limpa foi o jardim vertical. Já são sete espalhados pela capital mexicana.
A obra foi realizada pela ONG VerdMX, grupo que promove o design verde como forma de revitalizar, melhorar a qualidade de vida dos espaços urbanos e garantir a melhoria da qualidade do ar na cidade. A iniciativa, segundo a organização, é pioneira no mundo.
Cada metro quadrado de um jardim vertical é capaz de capturar na atmosfera, anualmente, até 130 gramas de poeira gerada pela poluição. Ao longo de um ano, um prédio de quatro andares com a fachada “revestida” por um jardim, por exemplo, pode filtrar 40 toneladas de gases nocivos à saúde. As folhas também “chupam” do ar metais pesados como chumbo, cádmio e cobre.
E os jardins verticais não servem só para limpar o ar da capital mexicana – eles também deixaram as ruas mais bonitas e agradáveis. Em quais cidades brasileiras você gostaria de ver o mesmo?
Eu acho muito dígno que Campinas tenha um jardim desses também! Estamos precisando… hahah :S