Uma casa de retiro espiritual em Córdoba, na Espanha, é tida como precursora da arquitetura verde. Projetada pelo argentino Emilio Ambasz, a casa foi construída dentro de um buraco no solo!
Essa peculiaridade somou pontos para que o retiro fosse considerado pioneiro na arquitetura eco-friendly. Apenas a sacada da casa é construída em cima do solo. Segundo o arquiteto, o método tem duas principais vantagens: resfriamento natural e isolamento.
Além disso, todos os quartos da casa foram planejados com abertura para o pátio, no intuito de aproveitar os ventos do local, dispensando assim o uso de ar condicionado e ventiladores. O telhado foi coberto de grama viçosa, técnica que também ajuda a diminuir as temperaturas em dias de clima quente.
Algumas paredes exteriores são feitas de vidro e absorvem a luz refletida nos muros brancos, reduzindo o uso de energia elétrica. Já no interior da casa, os corrimões possuem uma cascata de água que é reaproveitada na parte inferior da escada em uma fonte semi-circular central.
O retiro foi planejado em 1975 e erguido em 2004. A obra se transformou em símbolo da arquitetura minimalista e sensível ao contexto ambiental e recebeu o título de sustentável em uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma) em 2005.
Veja na galeria abaixo fotos do retiro espirital na Espanha:
adorei!