O futuro imaginado por Hanna-Barbera (criadores do desenho Os Jetsons) pode estar mais perto do que a gente pensa. A empresa holandesa PAL-V criou um carro voador e pretende coloca-lo no mercado já em 2014.
O voo inaugural já foi feito e, segundo os criadores, foi bem sucedido. No ar, ele atinge 180 km/h e a autonomia de voo é de 350 a 500 quilômetros. O carro voador funciona como um girocóptero graças ao movimento gerado por lâminas situadas na parte superior e ao empurrão de uma hélice dobrável.
Em terra firme, o PAL-V se “transforma” em um carro esportivo e seu desenho aerodinâmico de três rodas combina “conforto de um veículo e agilidade de uma motocicleta”, garante Robert Dingemanse, um dos fundadores da empresa.
Em breve
Foram investidos, na primeira etapa do projeto, cerca de 8,5 milhões de euros, fornecidos pelo setor privado e pelos cofres públicos. A empresa planeja agora lançar em 2014 os 30 primeiros modelos e aumentar o fornecimento no primeiro ano a até cem unidades.
Para dirigir/pilotar o PAL-V o interessado precisará ter carta e também licença privada de voo, além de desembolsar entre 250 mil e 500 mil euros.