A companhia alemã DFKI Robotics Innovation Center (RIC) criou o carro do futuro, que muda de tamanho para caber em uma vaga, gira num eixo de 360 graus e ainda pode ser dirigido na lateral ou diagonal. Não acredita?
Projetado para estar no mercado em até 10 anos, o carro foi batizado de EO – Smart Connecting Car 2 pelos cientistas alemães e é equivalente a um robô com assento. O motorista pode “brincar” com a mobilidade do minicarro: encolher o EO de 2,1m para 1,6 m de altura ou de 2 m de comprimento para menos de meio metro.
Além de solucionar a falta de vagas para estacionamento nas grandes cidades, o carrinho tem a vantagem de funcionar com bateria, que leva de 6 a 8 horas para recarregar e tem autonomia de até 100 km. Se o motorista estiver no meio do caminho e a carga for pouca, o minicarro pode ser acoplado a outro e dividir com ele a carga. Atualmente, o carro pesa 700 kg e atinge no máximo, por enquanto, 20 km/h.
Futuro
Primeiramente, o EO – Smart Connecting Car 2 deve ser usado na logística de lugares como aeroportos dentro de 4 anos, garatem os líderes do projeto. Para ver o minicarro circulando nas ruas a espera vai ser de 10 anos. Os cientistas vão usar esse tempo para aperfeiçoar o protótipo e torná-lo mais barato. Estima-se que o carro chegue ao mercado custando de 15 a 25 mil euros.