A rede Starbucks Brasil é a primeira marca na América Latina a receber um título de sustentabilidade. A coffee shop inaugurada no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, agora tem a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela ONG norte-americana U.S. Green Building Council (USGBC).
Para ganhar o certificado, a Starbucks se adequou e atendeu diversas normas, como racionalização de água, eficiência energética e qualidade ambiental interna. Alguns ajustes foram feitos na estrutura da loja, que agora conta com lâmpadas LED, sistema de reciclagem (um exemplo são os 75% do lixo produzido durante a obra que foram reciclados ou doados), aeradores na torneira, que economizam água, e aparelhos de ar condicionado livres de CFC.
Para manter o certificado LEED, a loja deve trabalhar continuamente a redução do impacto que provoca ao planeta, desde a sua concepção, construção até a suas atividades diárias. A intenção é que, em breve, todas as lojas Starbucks recebam também o documento que prova a prática sustentável da rede.