Consumidores terão 60 dias para se adaptar ao “fim” das sacolas plásticas nos supermercados

Dois meses. Esse é o tempo que o consumidor ganhou para se adaptar ao fim das sacolinhas plásticas nos supermercados de São Paulo.

O prazo faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de São Paulo (MPE-SP) e o Procon-SP – e está em vigor desde  o dia 03 de fevereiro.

Durante 60 dias os estabelecimentos são obrigados a oferecer, gratuitamente, algum tipo de embalagem aos clientes – o que inclui as sacolas de plásticos descartáveis, que foram banidas no dia 25 de janeiro. “Os consumidores irão se adaptar aos novos hábitos e contribuir efetivamente com o meio ambiente”, justifica o presidente da APAS, João Galassi.

O TAC prevê, além de embalagens gratuitas e apropriadas, que o supermercado não cobre mais que R$ 0,59 numa sacola reutilizável por seis meses. Para que não fique nenhuma dúvida, durante um ano, os operadores de caixa dos supermercados deverão informar os consumidores, antes de passar os produtos, que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas.

Presente

Para estimular ainda mais os paulistas, no dia 15 de março, quando é comemorado o Dia do Consumidor, haverá a distribuição gratuita de uma sacola reutilizável para aqueles que adquirirem pelo menos cinco itens nos supermercados. Essa sacola poderá ser trocada pelo consumidor em até seis meses, gratuitamente, se estiver danificada.

O objetivo das mudanças é promover os hábitos sustentáveis nos consumidores, em benefício do meio ambiente. “Com estes ajustes, a ação terá ainda mais sucesso, com benefícios para o planeta e as futuras gerações”, concluiu Galassi.

(Caroll Almeida)

 

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