A 54ª edição do Grammy, nesta noite do último domingo, em Los Angeles, reafirmou que Kanye West é mesmo um dos nomes mais fortes do rap mundial. O artista, que recebeu sete indicações, levou quatro prêmios. West bateu Lil Wayne, Nicki Minaj e o próprio disco em parceria com o amigo Jay Z e saiu vencedor na categoria Melhor Álbum de Rap, com My Beautiful Dark Twisted Fantasy .
O rapper que arrebentou no SWU Music & Arts Festival 2011 também ganhou o Grammy de Melhor Parceria Rap e Melhor Música de Rap, com “All of the lights” (música em parceria com Fergie, do Black Eyed Peas, Rihanna e Kid Cudi) e de Melhor Performance de Rap com “Otis”, de Watch the Throne, álbum colaborativo com Jay Z. Kanye West não esteve presente na cerimônia para receber os prêmios.
A banda Tedeschi Trucks Band, que impressionou a plateia no segundo dia de SWU 2011, ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Blues por Revelator. O primeiro disco da big band já tinha sido bastante elogiado por críticos e revistas especializadas.