Quem passou pelo estande do Greenpeace no SWU Music & Arts Festival 2011 se surpreendeu com a exposição de fornos, fogões e panelas solares. Sim, a ONG mostrou que é possível cozinhar usando somente a luz do sol. “Foi um dos pontos fortes do estande. Mesmo que na forma de protótipos, os utensílios serviram para mostrar ao público que existem possibilidades de uso do sol, além de gerar energia através das placas fotovoltaicas”, explicou Guilherme Villar, membro do Greenpeace.
No forno solar o elemento principal é a absorção do calor. Nele, é construída uma espécie de câmara de calor em que o alimento fica exposto ao sol. A comida recebe o calor que é absorvido e armazenado. “Esse tipo de tecnologia é principalmente usada em lugares onde há abundância de sol e não há eletricidade”.
Para Guilherme, os fogões solares têm um bom impacto no meio ambiente. “Há a redução do consumo do GLP (gás liquefeito de petróleo) e também do uso de fogões a lenha, que emitem CO2”, disse. Abaixo, uma galeria com os protótipos apresentados no SWU. Você teria um desses em casa?
Muito interessante este modo de cozimento dos alimentos.Gostaria de maiores esclarecimentos do como fazer.
Ótimo!! Muito caprichados os equipamentos!! Parabéns pela inserção do tema!!!! Conheçam tbm nosso trabalho com cozimento solar em escala comercial: (http://plenosol.wordpress.com)
Ou “Pleno Sol-cozimento solar” no Facebook!!
Abraço
Muito boa notícia …acho que será o futuro renovável de um Brasil mais eclógico .
da hora!!