Uma invenção parisiense que deu muito certo foi o aluguel das bicicletas Vélib, espalhadas por toda a cidade e que atendem tanto turistas quanto a população de Paris. Espelhado nesse modelo, a cidade teve uma ideia pioneira: o Autolib’, carros elétricos que serão compartilhados na capital francesa e em mais 45 cidades nos arredores.
Essa é a primeira tentativa de car-sharing em uma grande cidade e tem funcionado em Paris desde o início de dezembro. Além do pioneirismo, a França ganha ainda mais pontos pela escolha de um carro elétrico, em vez de um convencional. “O compartilhamento de veículos por si só já é um conceito bem positivo. Diminui o consumo de carros, o trânsito e a emissão de poluentes. Optar pelo carro elétrico é mais um bônus, a junção de duas ótimas ideias. Seria ótimo se pudesse ser implantado no Brasil”, disse Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace Brasil.
Como funciona
O Autolib’ pode ser alugado por hora, dia, semana ou até mesmo o ano. Dependendo do “plano” escolhido, o usuário pagará de 5 a 7 euros a cada meia hora de utilização do automóvel. Para fazer registro, é preciso carteira de motorista, documentos de identidade e cartão de crédito. Já são 300 carrinhos rodando nas ruas francesas. A meta é chegar a junho de 2012 com 1.700 carros e alcançar a marca dos 3 mil em 2013.
Então, fica a dica: se for viajar para Paris, seja um turista sustentável!