Com um bom rasta, Damian ‘Jr. Gong’ Marley é um adorador da natureza. Também por isso, o músico se sente honrado em participar do SWU Music & Arts Festival 2011, onde toca no dia 12 de novembro. “É um festival muito válido”, disse ele a respeito do mote sustentável que o SWU carrega. Sem ainda saber como será o set list para a sua apresentação, Damian hesitou, mas acabou revelando ao Portal SWU: vai tocar, além de músicas próprias, claro, canções de seu pai, Bob Marley.
Como será o show no SWU?
Não sabemos exatamente as músicas que tocaremos porque estamos começando a ensaiar agora. Obviamente, vou tocar musicas próprias.
Nenhuma canção do Bob Marley?
Hummm… sim! Também pretendo tocar algumas canções do meu pai. Ao todo, quero dar uma amostra do que eu estive planejando nesses últimos 10 anos.
É pesado carregar o sobrenome Marley? Você sente que há uma responsabilidade ou cobrança maior?
Eu nasci com esse nome, então não conheço nenhum outro tipo de vida. Acho que é normal. Se você for uma pessoa que não tinha esse nome e por algum motivo adquiriu ele, pode ser estranho. Mas é isso que eu faço, não é algo pesado e não há cobranças.
Comparações com o seu pai já lhe incomodaram?
Não muito. Eu não ouço muitas comparações porque nossos estilos são muito diferentes. Pelo menos não tanto quanto os meus irmãos, cujos estilos são mais próximos. Mas, de qualquer maneira, eu não me incomodo, estou sendo comparado ao melhor. Bob Marley foi o embaixador do reggae.
Conhece ou é fã de alguma banda que toca no mesmo dia que você?
Eu conheço Michael Franti por causa de algumas turnês com o Ziggy, alguns anos atrás. Mas eu não conheço os outros músicos.
Seu álbum mais recente, Distant Relatives, foi um trabalho conjunto com o rapper Nas. Como foi essa parceria e a aproximação de vocês?
Foi demais. Eu sou um grande fã dele e isso foi um dos motivos principais por termos feito esse projeto juntos. Somos fãs da música um do outro. E como um fã, é impressionante estar em estúdio com um de seus artistas favoritos. E ainda nos tornamos grandes amigos, e essa foi uma das melhores coisas do processo.
Quando sai um novo álbum só seu, já que o último foi em 2005?
Estou lançando material novo neste exato momento. Lançamos um single no iTunes e estamos planejando lançar mais alguns. Ao longo dos próximos dois meses, lançaremos mais uns 2 ou 3 singles com um toque bem dance hall. E também pretendo lançar mais um álbum solo ano que vem.
Você é um defensor das causas ambientais?
Sim, totalmente. Como um rasta, o meu estilo de vida é bem envolvido com a natureza, fazendo as coisas de maneira natural e respeitando a terra e a mãe natureza. E é um estilo de vida que eu sigo e que esta aí desde os anos 50. Então, a nossa preocupação com a natureza não é recente. E é por isso que o SWU é um festival muito válido.
Dia 12/11/2011 o bixo vai pegaar!
Com certeza Damian Marley, como um rasta de verdade respeita as bençãos que a mãe natureza nos oferece e sabe que hoje, o mundo depende da sustentabilidade!
Reggae é a salvação do mundo com suas letras, nós não só ouvimos a musica como também a sentimos.
Cara escutei a minha adolescencia inteira e curto ate hj .. Damian Marley.. Não so por ser o filho do Rei ,, mais sim por ter seu proprio estilo .. Dia 12 de novembro não vejo ah hora SWU “Uma Experiência Inesquecível”
Wow! Com certeza nos veremos la, man! Será um dos meus melhores dias na musica, wow, it’ gonna be crazyyyyy!!! Jah abençõe o evento e a todos!
Amo…amo….amo…dia 12 eu estarei lá \o/…
Man naum vejo a hr do show do Damian, esperei muito por esse dia…
Jah Blees
Parabens belo artista Marley, Agrdeco em nome da VIDA SUSTENTÁVEL WSU pelo seu reconhecimento, conciëncia e atitude !
beijos na sua Iluminada Alma
esse é o cara!
é esse o dia que eu vou!!!!!!!!!!!!!!!!