Cerca de 240 adolescentes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre sustentabilidade na última quinta e sexta-feira. O SWU reuniu estudantes, de 14 a 18 anos, do Centro Municipal de Ensino Profissionalizante de Paulínia (Cemep), em um hotel fazenda, em Campinas (SP), para duas palestras e a exibição de um filme.
Na quinta, a palestra “Entendendo o SWU e seus desdobramentos” foi ministrada por Marcella Silveira, responsável pelo atendimento do festival, que mostrou aos jovens todo o trabalho envolvido em um evento como o SWU, desde a concepção até a curadoria, passando também pelo Movimento Starts With You (Começa com Você).
Ideias sustentáveis
Depois, os alunos foram separados em turmas de vinte e cada grupo apresentou um projeto de cultura e sustentabilidade para Paulínia. Surgiram vários projetos interessantes, como o que propõe placas solares em shoppings, placas que absorvem a energia gerada por pessoas e a transforma em eletricidade e ainda um programa que incentiva a leitura em comunidades carentes.
Na sexta-feira, os estudantes assistiram ao documentário “Lixo Extraordinário”, que acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitário do mundo: o Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Para aprofundar ainda mais o assunto, Alexandre Ferrari, engenheiro civil que trabalha com aterros, ministrou uma palestra com o tema “Para onde vai o seu lixo?”. Dois dias de muito aprendizado para a garotada de Paulínia.
Será que alguém sabe o preço que será a cerveja no festival?
vamos detonar a guerra
a organização do swu esta de parabens! faço parte de um grupo ambiental no municipio de demerval lobão – PIAUI, estamos trabalhando com palestras de conscientizações ambientais e sociais nas escolas!
um abraço! do grupo BIODBUSCODEL – biodiversidade em busca de conhecimento de Demerval Lobão -PI.