Cidade na Espanha dá vale-transporte vitalício em troca de automóvel

Entregar seu carro à prefeitura e ter em troca transporte público gratuito para o resto da vida. Não, infelizmente, isso ainda não é no Brasil. Esse projeto ousado é feito em Múrcia, no sul da Espanha. Lá, a prefeitura resolveu premiar com um vale-transporte que nunca expira as pessoas que aceitaram abrir mão do carro e usar ônibus e metrôs, por exemplo.

O intuito da cidade espanhola é diminuir os engarrafamentos e a falta de estacionamentos nas ruas – para elucidar a dureza de se estacionar em Múrcia e incentivar os moradores a aderirem ao projeto, a prefeitura espalhou instalações que mostram um carro em cima de dois outros. A cena assusta e coloca todo mundo para pensar se o futuro não será exatamente este, caso o hábito do transporte individual não mude.

Troca justa

Quando o morador entrega o carro à prefeitura, o veículo vai direto para um desmanche. As peças são retiradas e vendidas a preços acessíveis no mercado. A intenção é aumentar a oferta de reposição e assim, diminuir o consumo de carros 0 km – as pessoas que decidiram manter o carro podem apenas consertá-lo em vez de trocá-lo por um novo todo ano. Para não haver erros e fraudes, todo o processo de retirada das peças é filmado por webcams e qualquer pessoa pode acompanhar o trabalho pela internet.

Segundo Paula Collet, coordenadora da 350.org, a iniciativa é admirável e deve ser implantada em outros lugares. “Acredito que é um projeto plausível em pequenas cidades do Brasil”, disse. Mas as previsões da ativista não são nada animadoras para lugares como São Paulo. “Um projeto bacana como esse só dará certo o dia que não tivermos um transporte público tão precário assim.”

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

13 respostas a Cidade na Espanha dá vale-transporte vitalício em troca de automóvel

  1. Na minha cidade é melhor ir a pé rssrsrs, o duro é o sol escaldante! Sem cogitação!! Se falar isso aqui, o prefeito morre… de rir! kkkkk

  2. andre araujo disse:

    Aqui no Brasil, infelizmente o governo não ajuda. Nem que me pagassem eu ia depender totalmente de trasnporte público, atrasa, lotado, caindo aos pedaços, (falo aqui de Porto Velho – RO) precário!