Cidade na Espanha dá vale-transporte vitalício em troca de automóvel

Entregar seu carro à prefeitura e ter em troca transporte público gratuito para o resto da vida. Não, infelizmente, isso ainda não é no Brasil. Esse projeto ousado é feito em Múrcia, no sul da Espanha. Lá, a prefeitura resolveu premiar com um vale-transporte que nunca expira as pessoas que aceitaram abrir mão do carro e usar ônibus e metrôs, por exemplo.

O intuito da cidade espanhola é diminuir os engarrafamentos e a falta de estacionamentos nas ruas – para elucidar a dureza de se estacionar em Múrcia e incentivar os moradores a aderirem ao projeto, a prefeitura espalhou instalações que mostram um carro em cima de dois outros. A cena assusta e coloca todo mundo para pensar se o futuro não será exatamente este, caso o hábito do transporte individual não mude.

Troca justa

Quando o morador entrega o carro à prefeitura, o veículo vai direto para um desmanche. As peças são retiradas e vendidas a preços acessíveis no mercado. A intenção é aumentar a oferta de reposição e assim, diminuir o consumo de carros 0 km – as pessoas que decidiram manter o carro podem apenas consertá-lo em vez de trocá-lo por um novo todo ano. Para não haver erros e fraudes, todo o processo de retirada das peças é filmado por webcams e qualquer pessoa pode acompanhar o trabalho pela internet.

Segundo Paula Collet, coordenadora da 350.org, a iniciativa é admirável e deve ser implantada em outros lugares. “Acredito que é um projeto plausível em pequenas cidades do Brasil”, disse. Mas as previsões da ativista não são nada animadoras para lugares como São Paulo. “Um projeto bacana como esse só dará certo o dia que não tivermos um transporte público tão precário assim.”

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

13 respostas a Cidade na Espanha dá vale-transporte vitalício em troca de automóvel

  1. day disse:

    Genteee…o transporte publico da Múrcia e totalmente diferente do Brasil..lá, foi uma otima ideia..
    agora aqui no Brasil ..não daria certoo..

  2. Viinícius Rodriguees disse:

    A mais, ok, claro que não seriam todos que trocariam, o luxo, e conforto do seu carro pelo transporte publico não é mesmo?’
    Para ser sincero, eu não trocaria.

  3. Viinícius Rodriguees disse:

    Eu apoio, mais para não virar um caos o governo iria ter que investir pesado no transporte publico.

  4. Bruno Fariast disse:

    Fiquei com uma dúvida!!! Existe um contrato assinado pelo conribuínte que o obriga a não adquirir mais veículos automores sob pena de perder o vale transporte? Se não existir, esta iniciativa não tem o menor sentido, sendo que a pessoa poderá adquirir outro veículo posteriormente e continuar com o vale transporte vitalício!

    • GENES disse:

      Bruno,

      apesar de tal informação não constar no texto, me parece ÓBVIO que uma vez “dono” do vale-transporte vitalício você não possa mais adquitir um carro (e uma vez adquirindo um carro novamente, seu vale é cancelado e etc. ).

  5. Rodrigo disse:

    Por mais bonito que isso pareça, sorte que não é no Brasil. Imaginem só. O transporte publico no país não tem estrutura para transportar os passageiros que JÁ usam (e precisam) dele, imagina se essa população aumentasse. Primeiro haveria de ter uma reforma nos transportes. Mas no Brasil, é mais vantajoso vender automóveis que mais se assemelham com carroças(sem conforto e segurança) à preços altissimos, parcelados em 5 anos, totalizando o dobro do valor inicial do veículo. Assim rende mais para o governo. Infelizmente

  6. Rodrigo Cruz disse:

    a iniciativa é legal.. fora o transporte público ser ruim, no brasil precisaria adaptar várias coisas e criar varias regras, se não vai ter gente passando o bilhete pra familia e amigos, e ateh cobrando mais barato que a passagem de outros pra passar o bilhete por exemplo, entre outras coisas…

  7. Pedro da Luz disse:

    A ideia é boa!
    Mas acho q só mesmo os netos dos meus netos (isso sendo bem positivo) verão o Brasil pronto pra tomar uma iniciativa dessas e que ainda assim seja capaz de atender todas as necessidades de transportes com todas as variedades.

  8. Demoro Brasil vamos adotar essa idéia!!!

  9. Ramon Dias disse:

    Não sei se é a melhor idéia, mais que reduzir o consumo de carro 0Km e melhor para a cidade isso é verdade.

  10. fabio marcel disse:

    Parabéns!!! otima iniciativa. =D