A Antártida pode voltar a ter clima quente. A previsão assustadora é da cientista britânica Jane Francis, que acredita que se o índice de dióxido de carbono na atmosfera continuar aumentando, a Antártida voltará a ser uma região tropical como era há 40 milhões de anos.
Segundo a especialista, há 50 milhões de anos havia mais de mil partes por milhão (ppm) de dióxido de carbono na atmosfera, o que esquentou o planeta a ponto de derreter todas as camadas de gelo. A conta que se faz atualmente é a seguinte: nos últimos anos, a quantidade de dióxido de carbono evoluiu cerca de 110 ppm e a estimativa é que continue aumentando em 2 ppm por ano. Quando o acumulado atingir 500 ppm, uma boa parte das calotas de gelos vão derreter.
Passado X Futuro
Se no passado o gelo também derreteu, por que, então, devemos temer o futuro? A diferença é que há 50 milhões de anos o aquecimento do planeta ocorreu naturalmente, por conta de gases vulcânicos, por exemplo, e de forma gradativa. Portanto, animais e plantas tiveram tempo de se adaptar.
Essa adaptação não será fácil no futuro. Fauna, flora e os próprios seres humanos vão sofrer com as bruscas mudanças de temperatura na atmosfera. “O problema com a mudança climática atual, que está sendo provocada principalmente por fatores humanos, é que está ocorrendo muito depressa”, alertou Jane Francis em entrevista à BBC Mundo.
nois é o catallisador
Salve o planete terra!!!