Para alguns, não basta ter apenas uma banda de sucesso e as “filiais do rock” aparecem, geralmente, num período de “fadiga” da atual banda. O músico precisa de uma válvula de escape e monta outra banda – na maioria das vezes, totalmente diferente da “principal”, com outros músicos e outras vertentes. É nessa hora que ele pode, por exemplo, largar o reggae e mergulhar no rock, ou dar um tempo no punk-funk-metal e se dedicar aos clássicos italianos. Pensando nessa diversidade, selecionamos cinco artistas do SWU Music and Arts Festival 2011 que fazem (ou fizeram) bonito em outras bandas.
SuperHeavy – (Damian Marley)
Mick Jagger está de férias do Rolling Stones, mas não parou de trabalhar. Junto com Damian Marley, que toca no dia 12 no SWU 2011, o roqueiro formou a superbanda SuperHeavy. Completam o time a britânica Joss Stone, David Stewart, ex-integrante do Eurythmics, e o produtor indiano A.R. Rahman. O primeiro álbum, também chamado Superheavy, que mistura desde rock, pitada de reggae e até ritmos indianos, foi lançado dia 19 de setembro deste ano e “Miracle Worker” é a primeira música de trabalho.
Superjoint Ritual (Phil Anselmo, vocalista do Down)
No início dos anos 90, Phil Anselmo formou o Down. Mas o vocalista ainda teve tempo de levar adiante outra banda, a Superjoint Ritual, ao mesmo tempo. O projeto paralelo do músico fazia o estilo Pantera misturado com groove metal e hardcore punk. O grupo durou até 2004 e gravou dois álbuns, Use Once and Destroy (2002) e Lethal Dose of American Hatred (2003).
Fantômas – (Mike Patton, vocalista do Faith No More)
O líder do Faith No More é o rei dos projetos paralelos. Além da banda que toca no SWU Music and Arts Festival 2011, o vocalista já foi o frontman de vários outros grupos. Um deles é o Fantômas, grupo de metal vanguardista que passeia por vários gêneros musicais, com um som original, experimentalista e esquisito. A banda foi formada em 1998, pouco antes da 1ª separação do FNM.
Arcadia – (Duran Duran)
Durante um break na agenda do Duran Duran, os integrantes Simon Le Bon, Nick Rhodes e Roger Taylor formaram o Arcadia, uma banda de new wave. O trio lançou apenas um álbum, So Red the Rose (1985), com três singles. O mais bem sucedido foi “Election Day”, mas a banda não chegou a fazer uma turnê. Após um ano de existência do Arcadia, as “férias” do Duran Duran acabaram e o trio voltou ao grupo principal para o lançamento de Notorious.
Watch the Throne – (Kanye West)
Watch the Throne é um projeto colaborativo dos dois maiores rappers da atualidade: Kanye West, que se apresenta no dia 12 no SWU Music and Arts 2011, e Jay Z. O primeiro álbum da dupla, com 12 faixas, chegou a ficar em 1º lugar na parada Billboard nos Estados Unidos. O álbum é todo centrado em temas como fama, materialismo, poder e sucessos meteóricos, uma crítica ao próprio mundo no showbusiness.
Concordo em cada letra o que o Daniel Tavares disse…aonde assino??
Concordo com o Daniel, deveriam trazer o Them Crooked Vultures, que está no seu segundo ano de carreira e começando a fazer muito sucesso. Isso turbinaria o SWU-2011.
Pq não?? Tão facil né?? Só falar pro Pearl jam parar a turne deles pra tocar com o Temple of The dog e ressucitar i Velvet Revolver que ja acabou faz uns 4 anos , ta facil.
gostei da idéia do diego!
pera ai? Fantomas? vai ter tambem?
o Damian Marley toca no dia 12 e não 13 como tá na reportagem n eh?
Pq não colocar o Temple of the dog que tinha o Chris Cornell, uma das maiores bandas grunge…. ou o Velvet Revolver com o Scott Weiland do STP.
é que isso não é mais possível, mas, imagina se Layne Stanley ainda tivesse vivo para vir o Mad Season? e outra banda pra mim que deveria vir é o Them Crooked Vultures, de Josh Home (vocalista do Queens Of The Stone Agen), Dave Grohl (baterista do Nirvana e vocalista do Foo Fighters) e John Paul Jones (baixista do Led Zeppelin)… seria demais!