“A gente não sabemos escolher presidente”. Esse é o deboche corrosivo do Ultraje a Rigor que tão bem explicou os anos 80, década de abertura política no Brasil, tratando de forma esculachada o momento histórico. Mas está por fora quem pensa que as críticas do Ultraje a Rigor pararam no tempo. Basta escutar Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985) – álbum que chegou a ganhar disco de ouro e platina – para perceber que ele poderia muito bem ter sido lançado ontem. O “Ultraje”, como a banda é conhecida, sobe ao paco do SWU Music and Arts Festival 2011no dia 13.
O músico e historiador Diego de Moraes, fã do Ultraje a Rigor desde os tempos do primário, disse ter lido a letra de “Inútil” pela primeira vez em um livro de gramática. “Eu, moleque, fiquei com aquilo na cabeça”, lembrou. “Uma banda que descreveu a geração dos anos 80 e continua atual. Poxa, ‘Ciúme’ é o conflito psicológico do homem moderno”.
Já o redator Tárik Hermano, fã também desde a adolescência, foi fisgado pelo nome do grupo. “A piada me pareceu ao mesmo tempo sutil e escancarada, é mesmo um bom nome para uma banda”, explicou. A ironia presente nas canções foi determinante para “fidelizar” Tárik. “Tinha aquela acidez de umas bandas de punk, mas era um rock meio pop, sabe? Aquela coisa que dá pra ouvir em qualquer momento.”
Sucessos
Um dos vários méritos de Roger Moreira e sua trupe é justamente a constância na carreira. Se compararmos o Ultraje aos outros grupos da época, é fácil notar que não há uma ruptura brusca na discografia: a pegada do rock adolescente, a energia e o deboche permanecem desde o primeiro ao álbum mais recente. “O que não significa que a banda não tenha amadurecido. Para mim, Roger e banda são essa ‘piada’ muito bem feita, coerente e consciente até hoje”, avaliou Tárik.
Ao todo, são seis álbuns de estúdio, quatro EPs, três ao vivo e inúmeras coletâneas. A sequência Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985) e Sexo!! (1987) é a mais bem sucedida da banda e estão nesses dois discos os maiores hits do Ultraje a Rigor, como “Ciúmes”, “Rebelde Sem Causa”, “Marylou”, “Pelado” e “Eu gosto é de mulher”, por exemplo.
Agora, é só contar os dias pra ver o Ultraje a Rigor tocar os sucessos que marcaram uma geração. Marque aí: dia 13 tem rock brasuca do bom para você.
HEHEHE HOLLYWOOD ROCK 1988……….CURTI MUITO , MAS SE DIRE STRAITS , NÃO ACABOU TBEM SERIA LEGAL. ACABEI DE CHEGAR DE LONDRES, O DURAN DURAN ESTA BOMBANDO LA COM ANA MATRONIC.
ultrage é massa \m/
Será um dia ÉPICO!
Ultraje é bom pacas, tem vários discos bom e estava esquecido dos palcos Nacionais, valeu SWU por resgatar o nosso velho e bom rock, o nosso povo precisa disso, aprender a valorizar o que é nosso!!!!! e o que é bom!!!!
Nota 1000 SWU.
Faltou Raimundos, faltou Autoramas, Matanza, vcs podem dar uma grande chance para pessoas assistirem nosso Rock e ver o quanto ele é bom, pois o Rock N Rio é a maior palhas musical já vista, festival de Pop usando o nosso bom nome do Rock!
Ultraje a Rigor é sensacional!! Muitas vezes eu vejo o Agora é Tarde da banda só pra ver o “”Roger e sua trupe”.
As letras do Ultraje são incriveis!! São ironicas e engraçadas sem serem escrachadas, sabe?!
Eu ja fui em um show deles ano passado e é fantástico!!
Nesse nao dá pra ir, devido à falta de grana e à distancia… Mas, quem for, nao vai se arrepender!!
Agora poderiam confirmar O Rappa pro dia 14!!!
muito legal!!!
Ótima escolha…
A coincidencia incrivel é que em 1988 o Ultraje tambem tocou no dia do Duran duran junto com o Simply Red. e eu fui!!!!!
Fantástica essa notícia!
Comprei dia 13 para ver Peter, Chris Cornell e Duran Duran e agora tenho essa grata surpresa! Salve Ultraje!