Um túnel verde, formado pelas copas de mais de 100 árvores da espécie tipuana, é a principal atração da Rua Gonçalo de Carvalho, na zona sul de Porto Alegre, que ganhou, recentemente, o apelido de mais bonita do mundo. O status foi dado por um biólogo de Portugal que, encantado com as fotos que se espalharam pela internet, fez um post emocionado sobre o lugar. Agora, os quase 500 metros totalmente arborizados são o mais novo ponto turístico da cidade.
Quem visita a cidade faz questão de conhecer a rua, mas muitos não sabem que a luta para que a via fosse preservada foi grande. O artista gráfico Cesar Cardia, da associação de moradores do bairro e responsável pelo blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho – Resistir é Preciso, lembra da dificuldade que enfrentaram, em 2005, para impedir a construção de um edifício garagem na região e a “reforma” da rua, que seria alargada.
“Árvores seriam derrubadas e o calçamento de paralelepípedo seria substituído por asfalto. Os moradores acharam um absurdo e resolveram se mobilizar”, disse Cesar. Denunciaram o fato, saíram de porta em porta pedindo assinaturas, criaram um blog, pediram ajuda da mídia e começaram a receber e-mails até de fora do País. “Muitos nos apoiaram, mas chegamos a ser taxados de ‘inimigos do progresso’ porque não queríamos a ampliação da rua.”
A batalha foi, enfim, vencida em 2006, quando a prefeitura declarou a rua como Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre. Os paralelepípedos, que ajudam na preservação das árvores, já que não impermeabilizam o solo, foram mantidos e nenhuma tipuana foi derrubada. “Essa é a rua mais bonita do mundo não só pela beleza, mas também pelo histórico de luta que ela ostenta”, disse Cesar.
(Caroll Almeida)
Sou gaúcha, mas saí da terrinha ainda criança e fiquei muuuitos anos sem voltar. Em 2008 levei meu marido pra conhecer e hj ficamos surpresos, pq naquela época tiramos uma foto da rua , sem saber de toda a importância dela. Aqui em SP, na minha rua, minha casa é a única que tem árvore na calçada, se antes já cuidava dela, agora vou cuidar mais ainda.
Sou morador da Rua… percebo muitas vezes que as pessoas que normalmente caminhariam frenéticas rumo a seus afazeres, circulam pela Rua contemplando as árvores, pássaros, o sol entre os galhos, a beleza dessa parte preservada da Cidade. Sugiro um passeio por aqui nos domingos pela manhã. Depois vale também uma passada no Brique da Redenção, que fica próximo.
Não conheceço essa rua em Porto Alegre, mas a rua Jose Merhi do bairro Boa Vista em Curitiba, quando vista da janela do apto fica igualzinha. Vamos preservar!
Além da beleza, deve ser uma rua de clima super agradavel.
é didficil lutar sozinho contra o mundo de robozinhos , as pessoas matam as arvores por que caem suas folhas e suja a rua , e sempre somos tachados de loucos e chatos ….os seres humanos preferem os muros de concreto do que ver uma árvore frutifera crescer e dar frutos ! É incompreensível ….mais esta rua de Porto Alegre é uma ilha de vida verde no meio do concreto. Queria somente atentar a hipocresia das pessoas que falam ser ecologicamente corretas , porém não mudam o estilo de vioda por nada , nem sequer andam a pé pelas cidades …é nóis …mais um um muleque acostumado a subir na jaqueira e no abacateiro do litoral á capão zona sul de sampa ….Kayapó urbano !
A rua é bela, realmente um túnel verde formado pelas árvores.
O que falta é respeito e preservação. Excluir o estacionamento que ainda existe. E colocar lixo nos coletores várias “garrafas pet no chão”, Estive ontem 29/09/2011.
seria mais um crime a natureza se derrubarem estas arvores.
muito lindo ainda vou ai conhecer.
lindo
realmente essa rua e muito linda e um crime contra a natureza e contra apopulaçao de porto alegre ,destruirem essa maravilha ,.eu apoio essa causa
Belo exemplo e lição para brasileiros que não preservam a natureza, porque dando trabalho, preferem derrubar árvores e colocar asfalto nas ruas, não percebemdo que tal postura está contribuindo para destruir nossa mãe natureza,aumentando a poluição.
Realmente é muito bonita e já estive ai por diversas vezes e não tive a oportunidade de visitar essa Rua, digo, essa maravilha verde.