Já ficou preso dentro do elevador?
Foi assim que a ONG SOS Fauna Brasil conseguiu chamar a atenção para o problema do tráfico de animais silvestres: prendendo pessoas no elevador para que elas sintam na pele como é ficar sem liberdade – nem que seja por alguns segundos.
A campanha, em parceria com a Media Contacts, é forte e polêmica. Para a coordenadora da ONG 350.org, Paula Collet, a ação é válida do ponto de vista do ativismo. Mas, do ponto de vista da cidadania, Paula classifica a ação como arriscada.
“A diferença entre conhecer o problema e agir contra ele é muito grande e, por isso, às vezes, é preciso fazer ações que ‘chacoalhem’ as pessoas, para que elas possam agir mais. Mas é o tipo de ação que choca”, disse. Para ela, o fim (conscientização) é interessante, mas o meio (prender em um elevador) expõe as pessoas.
Isaac Edington, criador e diretor-presidente do Instituto EcoDesenvolvimento, acredita que as campanhas tradicionais podem muitas vezes não funcionar e parabeniza a criatividade da ONG. “É bacana uma campanha que mexa com o emocional das pessoas, desde que os organizadores se preocupem com a segurança de cada um”, disse.
Desespero
Cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza e sofrem maus tratos, todos os anos, no Brasil. Na tentativa de escancarar o problema, a SOS Fauna Brasil parou um elevador por alguns segundos e filmou as reações – geralmente de medo e susto – das pessoas. Depois, quando o elevador descia e as pessoas eram “liberadas”, ativistas entregavam um panfleto com os dizeres: “Se ficar preso por alguns segundos já é assustador, imagine por toda a vida”.
A coordenadora da 350.org acredita que, apesar do choque, a experiência é eficaz porque aproxima, guardadas as devidas proporções, a realidade da pessoa da do animal. “É uma ação que funciona mais que uma panfletagem ou uma propaganda na televisão, por exemplo. Você pode mostrar um animal enjaulado, mas a experiência de passar por uma situação de clausura mexe muito mais com o emocional dela”, explicou.
E para você, a experiência é válida?
Nossa, me arrepiei quando li o que estava escrito no cartão que essas pessoas receberam ao sair do elevador.
Acredito que o maior susto é a parada repentina do elevador. Acredito que sejam ações diferentes, mas vale pela comparação e reflexão.
O ser humano não faz idéia do que é está do outro lado. Só sentindo pra saber.
bem interessante…
Boaaaaaaaaaaaaa!
Nooooossaa! IDEIA PERFEITA. só assim para pessoal entender a real situação. PARABENS PRA ONG e deve continuar com essa ideia. talvez assim as pessoas poção entender!
Boa ideia, ação perigosa, mas foi boa :D
quem faz esse tipo de coisa merece coisa muito pior.. facil fazer as coisas com aqueles que nao sabem se defender
Realidade sustentada por nos! so tem trafico de animais porque tem quem compra!
É a realidade cruel mostrada por um outro modo de visão, a agonia real que os animais sentem