Já ficou preso dentro do elevador?
Foi assim que a ONG SOS Fauna Brasil conseguiu chamar a atenção para o problema do tráfico de animais silvestres: prendendo pessoas no elevador para que elas sintam na pele como é ficar sem liberdade – nem que seja por alguns segundos.
A campanha, em parceria com a Media Contacts, é forte e polêmica. Para a coordenadora da ONG 350.org, Paula Collet, a ação é válida do ponto de vista do ativismo. Mas, do ponto de vista da cidadania, Paula classifica a ação como arriscada.
“A diferença entre conhecer o problema e agir contra ele é muito grande e, por isso, às vezes, é preciso fazer ações que ‘chacoalhem’ as pessoas, para que elas possam agir mais. Mas é o tipo de ação que choca”, disse. Para ela, o fim (conscientização) é interessante, mas o meio (prender em um elevador) expõe as pessoas.
Isaac Edington, criador e diretor-presidente do Instituto EcoDesenvolvimento, acredita que as campanhas tradicionais podem muitas vezes não funcionar e parabeniza a criatividade da ONG. “É bacana uma campanha que mexa com o emocional das pessoas, desde que os organizadores se preocupem com a segurança de cada um”, disse.
Desespero
Cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza e sofrem maus tratos, todos os anos, no Brasil. Na tentativa de escancarar o problema, a SOS Fauna Brasil parou um elevador por alguns segundos e filmou as reações – geralmente de medo e susto – das pessoas. Depois, quando o elevador descia e as pessoas eram “liberadas”, ativistas entregavam um panfleto com os dizeres: “Se ficar preso por alguns segundos já é assustador, imagine por toda a vida”.
A coordenadora da 350.org acredita que, apesar do choque, a experiência é eficaz porque aproxima, guardadas as devidas proporções, a realidade da pessoa da do animal. “É uma ação que funciona mais que uma panfletagem ou uma propaganda na televisão, por exemplo. Você pode mostrar um animal enjaulado, mas a experiência de passar por uma situação de clausura mexe muito mais com o emocional dela”, explicou.
E para você, a experiência é válida?
Imagino o quanto deve ser ruim ficar preso no elevador, portanto, é uma ótima ideia pra eles saberem o quanto é difícil para os animais ficarem presos.
É muito ruim ficar presa no elevador…mas não deve nem se comparar ao que os animais sofrem…agora toda vez que eu ver alguma notícia sobre tráfico de animais vou lembrar do dia que fiquei presa! Gostei muito da idéia, mas tem que ver pq tem gente com claustrofobia né…
seria melhor se quando prendessem os tranficantes, fizesse com eles o mesmo que se faz com os animais…
Muito bom as pessoas tem que sentir o que os animais passam pra saírem do “mundinho” deles e olharem o lado dos outros!!
Muito boa a iniciativa, deveriam praticar mais vezes..
A unica mensagem que eu posso deixar é…
espalhem esta ação pelo brasil.
sensacional!
MEW ACHEI MUUUUITO LEGAL ISSO! acho muito valido sim!
Demais, muito boa a iniciativa, e com certeza eficaz principalmente para aqueles que não conseguem entender a grandeza e gravidade da situação mesmo com as mais elaboradas explicações, ” se o animal esta preso mais esta bem qual é o problema?”, infelizmente muitos ainda pensam assim e veem os animais silvestres como um show a parte, mesmo quando eles estão presos. Para os que pensam assim, nada melhor do que sentir na pele para encontrar a resposta.
Adorei… Fantástico… O card que entregaram… emocionante!
Eu moro no 2º andar de um prédio e “crio” passarinhos – SOLTOS, CLARO – tem uma árvore próximo ao meu prédio, que dá certo na direção da janela do meu quarto… E volta e meia tem ninho feito, e os passarinhos quase todos os dia me acordam “aos gritos”, pois toda manhã, coloco água e um pedaço de fruta pra eles, e fico observando da janela! É lindo!
Tenho até foto de um deles na corda do varal da janela!
É válida sim, pois nada como a experiência para as pessoas sentirem a realidade e agirem positivamente, pena que precisa de passar por isso pra tomar providências sustentáveis. : \