Boa notícia para quem gosta de futebol – e ótima para quem se preocupa com os recursos do planeta!
O estádio Governador Professor Roberto Santos, mais conhecido como Pituaçu, em Salvador, será o primeiro totalmente alimentado por energia solar no País. A previsão é de que a cobertura de painéis fotovoltaicos fique pronta até o fim do ano.
Autossuficiente, Pituaçu terá geração anual de 630 MW/h, quantidade que dá para abastecer todas as instalações do local. Mas, energia solar é ainda muito caro. O projeto dos paineis, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi orçado em R$ 5,5 milhões – por ano o estádio irá economizar cerca de R$ 200 mil em energia.
O Brasil segue o exemplo de estádios gringos, como Badenova Stadium, na Alemanha, e o Stade de Suissse Wandkdorf National, na Suíça, que já são abastecidos com energia limpa e renovável.
Pituaçu não vai sediar a Copa 2014, mas será usado para o treino das seleções. Mais uma boa coisa que o Brasil vai poder mostrar aos adversários durante a Copa, além do futebol.
Muuuito bom isso, tô faxendo um trabalho de Energia Solar na feira de ciencias do objetivo no maranhão e fico muito honrada de usar a minha cidade com exemplo! (:
Só acho que deveria ter mais investimentos nesse tipo de energia limpa… se gasta muito para se ter isso o que faz pensarem duas vezes antes de implantar desses sistemas.
Linda iniciativa.
deviam ter feito em todos os estádios, já estão ficando mais caro do que o previsto mesmo…
voces poderiam fazer um festival do swu aqui em savador hein! somos tao carentes de bandas internacionais
Isso ae Brasil!! Show!!! ;)
Bem que poderia ter no ‘itaquerão’ tbm!
parabéns SALVADOR
Muito bacana… poderia ser feito em todos os estádios!! =D
Só depois que baratearem a tecnologia, por enquanto é um desperdício de dinheiro.
Esse de Salvador é só pra servir de bom exemplo.
Ótimo! Todos os que estão sendo construídos para a copa deveriam ser sustentáveis também.