Boa notícia para quem gosta de futebol – e ótima para quem se preocupa com os recursos do planeta!
O estádio Governador Professor Roberto Santos, mais conhecido como Pituaçu, em Salvador, será o primeiro totalmente alimentado por energia solar no País. A previsão é de que a cobertura de painéis fotovoltaicos fique pronta até o fim do ano.
Autossuficiente, Pituaçu terá geração anual de 630 MW/h, quantidade que dá para abastecer todas as instalações do local. Mas, energia solar é ainda muito caro. O projeto dos paineis, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi orçado em R$ 5,5 milhões – por ano o estádio irá economizar cerca de R$ 200 mil em energia.
O Brasil segue o exemplo de estádios gringos, como Badenova Stadium, na Alemanha, e o Stade de Suissse Wandkdorf National, na Suíça, que já são abastecidos com energia limpa e renovável.
Pituaçu não vai sediar a Copa 2014, mas será usado para o treino das seleções. Mais uma boa coisa que o Brasil vai poder mostrar aos adversários durante a Copa, além do futebol.
Achamos muito interessante, pois as pessoas que realmente gostam de sustentabilidade estão se preocupando em fazer uma economia na energia. Sabemos que, para um estadio de futebol, é muito cara e muito utilizada.
Deveriam estar copiando da gente, e não a gente copiando deles, afinal, aqui faz sol o ano inteiro na maior parte do país, gostaria de ter na minha casa, mas é caro d+!! Isso precisa mudar!!!